Sofia Ribeiro defende uso sustentável dos Pesticidas

Sofia Ribeiro defende uso sustentável dos Pesticidas

Sofia Ribeiro defendeu o uso sustentável dos pesticidas na última sessão plenária, em Estrasburgo. A Eurodeputada falava no debate sobre o Procedimento de Autorização da União para os Pesticidas.

Sofia Ribeiro iniciou a sua intervenção afirmando que o PPE não embarca em “derivas populistas, estando sempre ao lado dos constituintes na defesa dos seus direitos, da melhor informação disponível e na procura das melhores soluções”.

Muitos querem fazer passar a agricultura como o sector responsável por uma utilização menos correta destes produtos  ?  isto é totalmente falso”, referiu a Social-democrata. Sofia Ribeiro explicou que, não só os pesticidas são utilizados por um largo espectro da sociedade e pelas mais variadas profissões, “como são os agricultores os principais interessados na sua correta utilização”. Recorde-se que a Eurodeputada é relatora do Parlamento Europeu do parecer sobre o uso sustentável dos pesticidas.

Um estudo recente sobre a presença de resíduos de pesticidas no sector agroalimentar demonstrou que 97,2% das amostras na Europa estavam dentro dos limites legais da legislação da União Europeia, “o que testemunha um sistema de produção alimentar extremamente rigoroso e o mais seguro a nível mundial”, comentou. “Por isso os cidadãos europeus podem confiar nas suas instituições, bem como nas entidades fiscalizadoras - foi isto que consegui plasmar no documento pelo qual fui responsável na Comissão da Agricultura.”

Sofia Ribeiro realçou que “há sempre espaço para melhorar” e é por isso que saúdo o aumento do financiamento, quer para a Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos, quer para as autoridades dos Estados-Membros, de modo a que estas entidades possam desenvolver ainda melhor o seu trabalho. “É para isso que aqui estamos, que trabalhamos para desenvolver a confiança dos europeus na nossa Europa”, finalizou Sofia Ribeiro.