Sofia Ribeiro defende maior interação entre organizações sociais e decisores políticos

Sofia Ribeiro defende maior interação entre organizações sociais e decisores políticos

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu a necessidade de existir um maior contacto entre as organizações sociais e a classe política “num esforço conjunto para aproximar a Europa dos cidadãos”. A Social-democrata organizou a conferência “Promover serviços sociais de qualidade através do Fundo Social Europeu+”, em parceria com a European Social Network, esta terça-feira, 9 de abril, no Parlamento Europeu em Bruxelas.

A Eurodeputada iniciou a conferência realçando que “a dimensão económica do projeto europeu deveria estar de mãos dadas com as preocupações sociais”. “O bem-estar dos europeus acaba por beneficiar também toda a economia que, por sua vez, proporciona esse mesmo bem-estar”, acrescentou.

A Social-democrata aproveitou para congratular o lançamento do Pilar Europeu dos Direitos Sociais pela Comissão Europeia, que consolida a dimensão social da União Europeia “e que resulta também do esforço e da pressão de vários Deputados deste parlamento”. “Mas nós queremos mais: queremos que estas boas intenções se traduzam rapidamente em medidas concretas para garantir a qualidade de vida dos Europeus”, salientou. “Envolver as instituições sociais nas instituições europeias”, referiu Sofia Ribeiro “ajuda a garantir que as iniciativas da União Europeia tenham também em conta as preocupações locais”.

A Eurodeputada finalizou a sua intervenção com o desafio de a European Social Network formalizar a sua participação num intergrupo do Parlamento Europeu, no próximo mandato, “sentando-se à mesma mesa com outros parceiros sociais e com a classe política, contribuindo para uma União Europeia que melhor responda às necessidades das pessoas”.

Na conferência foram também oradores os Eurodeputados Verónica Lope Fontagné e Brando Benifei, bem como representantes de serviços sociais de vários Estados-Membros.