Sofia Ribeiro defende abordagem personalizada ao problema dos jovens NEET

Sofia Ribeiro defende abordagem personalizada ao problema dos jovens NEET

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu uma ação conjunta entre as várias entidades para analisar os problemas dos jovens NEET (que não estudam, não trabalham, nem recebem formação). A Eurodeputada falava durante a iniciativa “Jovens NEET nas Zonas Rurais”, que organizou no Parlamento Europeu, em Bruxelas, em resposta a um desafio colocado pelo investigador Açoriano no ISCTE, Francisco Simões. 

A conferência quis perceber as vulnerabilidades que os jovens das zonas rurais estão a enfrentar na transição entre os estudos e o mercado de trabalho. “Todos sabemos que os jovens estão ainda a sofrer os efeitos da crise financeira e económica, e os jovens das zonas rurais, das zonas de montanha e das regiões ultraperiféricas como os Açores, representam efetivamente um desafio extra para a União Europeia”, referiu Sofia Ribeiro.

Em 2017, um em cada cinco jovens da União Europeia foram considerados NEET (), representando aproximadamente 15.8 milhões de jovens. Os números mostram que, no mesmo ano, a parcela de jovens NEET na União Europeia era mais baixa nas cidades, representando 15, 6%, do que em zonas rurais, com cerca de 19%.

A Social-democrata sugeriu que os desafios que os jovens enfrentam devem ser analisados “de forma específica e personalizada”. “Cada caso é um caso; cada região é uma região e não podemos tratar estes problemas de uma forma padronizada”, observou. Sofia Ribeiro explicou que devem ser criados “canais de comunicação que evidenciem a importância das novas tecnologias em contexto de aprendizagem e de formação ao longo da vida”.

Para Sofia Ribeiro, os jovens devem participar ativamente na criação destas soluções: “a sua iniciativa e as suas ideias inovadoras devem ser a chave para atualizar e renovar nestas questões”. “É altamente necessário garantir apoios adequados para uma renovação geracional no setor agrícola”, recordou a Deputada Açoriana, algo que tem defendido ao longo do mandato. “Não significa que se tire uns, para colocar outros: significa que conseguimos trazer novas práticas, novos conhecimentos e melhores formas para se produzir de forma sustentável”.

A finalizar a sua intervenção, Sofia Ribeiro alertou para “a importância de existirem dados fidedignos e harmonizados que possam ajudar a delinear políticas e a criar soluções  ?  algo que não existe nos Açores”, criticou, sendo corroborada pelo investigador Francisco Simões, orador da conferência. Ao painel juntou-se ainda a recém-eleita Presidente da Juventude do Partido Popular Europeu, Lídia Pereira, e representantes da Comissão Europeia nos setores do Emprego e da Agricultura.