Refugiados: Deixar de Navegar à vista

Refugiados: Deixar de Navegar à vista

Foi hoje votada e debatida a estratégia do Parlamento para uma abordagem europeia em relação à migração.

Carlos Coelho sublinha que "esta é uma estratégia que pretende olhar com realismo para o problema da migração, que não se limita à actual crise de refugiados. Aliás, toca em problemas estruturais da União, como a política de vistos, na raiz dos fenómenos migratórios, que requere cooperação com os países de origem, mas também na necessidade de garantir solidariedade europeia no futuro, nomeadamente através de um sistema centralizado de asilo. Temos de deixar de navegar à vista!".

O Social-democrata considera que "este relatório não é perfeito, mas está nos antípodas do que tem feito o Conselho: uma visão abrangente e um compromisso que consegue ir para lá da mera política nacional, que consegue pensar a união como um todo".

Carlos Coelho assinala por fim que "temos de evitar versões simplistas de uma realidade que é multifacetada. O relatório não é sobre a Turquia, não é sobre os direitos LGBTI, não é para dar palmadinhas nas costas do Governo Português. Esta abordagem holística é um plano de acção para todos os domínios da migração e asilo".