PSD dá aos jovens "motivos extra" para votarem nas eleições europeias

PSD dá aos jovens "motivos extra" para votarem nas eleições europeias

Eurodeputado José Manuel Fernandes apresentou em Vila Nova de Famalicão a mandatária distrital para a juventude, Sofia Lobo

---

"Desta vez, os jovens têm motivos extra e responsabilidades acrescidas para irem votar" no próximo domingo nas eleições para o Parlamento Europeu. O apelo é lançado pela vice-campeã mundial de kickboxing, Sofia Lobo, que ontem foi apresentada em Vila Nova de Famalicão como mandatária para a juventude do distrito de Braga pela candidatura às europeias do PSD.

"Não há dúvida alguma que o PSD está a dar aos jovens voz, espaço e meios para intervirem, influenciarem e decidirem diretamente ao nível da ação política. Para o PSD, os jovens contam e são valorizados. Isso acontece não apenas pelas políticas e compromissos direcionados para a juventude, mas também pela forma como está a chamar os jovens a assumirem poder e intervenção nas instituições políticas", elogiou Sofia Lobo, agradecendo o convite do eurodeputado e candidato socialdemocrata José Manuel Fernandes.

Sete vezes campeã nacional de kickboxing, bi-campeã ibérica e atual vice-campeã mundial da modalidade, Sofia Lobo vincou que o espaço disponibilizado para os jovens pelo PSD - que colocou como número dois da lista europeia Lídia Pereira, de 27 anos e líder da maior organização de juventude da Europa - tem de ser bem correspondido, a favor dos jovens e também da sociedade em geral.

"Os jovens interessam-se pelo futuro, não apenas por eles próprios, mas também pelo planeta e pelo modo de vida da sociedade em geral. Independentemente da opção partidária ou política de cada um, importa que cada jovem vote, ainda que eu considere que a opção correta é o PSD", apelou a campeã de kickboxing.

Sensibilizada por a candidatura socialdemocrata não se limitar apenas ao futebol e ter uma visão mais inclusiva do desporto, Sofia Lobo vincou o facto do PSD "marcar a diferença, também na juventude".

"Habitualmente, os políticos e os partidos gostam de falar dos jovens, mas nunca lhes abrem espaço ou áreas de poder, mas temos de reconhecer - porque é justo - que o PSD surpreendeu e esteve bem ao indicar uma jovem com o valor da Lídia Pereira para número dois", justificou a mandatária para a juventude.

Na apresentação, que teve lugar num ambiente descontraído no Parque da Juventude em Vila Nova de Famalicão, participaram o presidente da Câmara, Paulo Cunha, o líder da JSD distrital, Firmino Costa e vários deputados à Assembleia da República.

Juventude - prioridade do PSD na UE 

José Manuel Fernandes salientou a importância de chamar novos protagonistas para a atividade política, "ainda para mais quando se trata de pessoas que se diferenciam como exemplo de dedicação, determinação e empenho nas causas".

Aproveitando para reiterar que, "para o PSD, a juventude conta", o Eurodeputado e candidato lembrou que o grupo socialdemocrata no Parlamento Europeu assumiu a juventude como "uma prioridade da União Europeia" e liderou o processo que levou ao reforço dos programas europeus ao nível da educação, formação, Juventude e Desporto (Erasmus +), da oportunidade de primeiro emprego (rede Eures) e do voluntariado (o novo Corpo Europeu de Solidariedade).

Para o próximo mandato, José Manuel Fernandes adiantou que o PSD propõe iniciativas destinadas à promoção do empreendedorismo jovem, através da criação de linhas específicas nos programas de apoio ao investimento e da simplificação dos processos de candidatura.

Além disso, aposta no reforço do programa DiscoverEU, que foi proposto também pelo grupo do PSD e que garante aos jovens uma experiência de mobilidade na Europa com bilhetes gratuitos de Interrail.

O Eurodeputado e número três do PSD referiu ainda que os socialdemocratas - por sugestão de Lídia Pereira - conseguiram já aprovar no Parlamento Europeu um projeto para um orçamento participativo destinado a propostas dos jovens europeus, com 5 milhões de euros.

"O PSD apresenta um programa de propostas extremamente importantes para os portugueses e para a consolidação da União Europeia, assim como a melhor lista de candidatos com competências e qualidades internacionalmente reconhecidas, assegurando simultaneamente um equilíbrio inédito entre diferentes gerações e as regiões do país", realçou José Manuel Fernandes.