Paulo Rangel debate com alunos da ENA

Paulo Rangel debate com alunos da ENA

O pequeno-almoço decorrerá entre as 8h e as 9h desta terça-feira, 18 de Janeiro, na sede da ENA no nº 1 da Rua Sainte Marguerite, em Estrasburgo. 

 

Paulo Rangel responderá às questões colocadas pelos alunos sobre questões de actualidade europeia.

 

Na semana passada, o antigo Presidente da República, Mário Soares, fez a abertura oficial do Ciclo de Altos Estudos Europeus da ENA, de que é patrono, com uma intervenção sobre “Portugal e a Europa”.

 

Ainda no âmbito das jornadas da ENA, às 18h30 está prevista uma intervenção do Presidente do Parlamento europeu, Jerzy Buzek, seguida de debate.

 

Criada pelo General de Gaulle em Outubro de 1945, a Escola Nacional de Administração tem como princípios fundadores democratizar o acesso à alta função pública e profissionalizar a formação de altos funcionários.

 

Em sessenta anos de existência, a ENA formou mais de 6.500 altos funcionários franceses e cerca de 3.000 estrangeiros de mais de uma centena de nacionalidades.

 

Sob a tutela do Primeiro-ministro, a ENA é um estabelecimento público do Estado com carácter administrativo dotado de autonomia financeira. A Escola é administrada por um director assistido por um conselho de administração cuja presidência é assegurada de direito pelo Vice-Presidente do Conselho de Estado.