"O Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 apresentado pela Comissão Europeia é inovador e irá ter um impacto real na vida dos europeus"

"O Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020 apresentado pela Comissão Europeia é inovador e irá ter um impacto real na vida dos europeus"

Maria da Graça Carvalho que é membro da comissão especial para as perspectivas financeiras após 2013, e da comissão dos orçamentos do Parlamento Europeu, disse que se trata de um "orçamento que não vai custar mais aos contribuintes, mas que é ambicioso e inovador".

Na sua intervenção, a deputada europeia considerou que este orçamento "é uma clara aposta nas áreas da investigação científica e inovação, da educação, da formação profissional e de incentivo às PME".

Outro aspecto inovador para Maria da Graça Carvalho é a criação do fundo para investimentos em infra-estruturas do futuro "tais como energia, telecomunicações e transportes".

A concluir a deputada do PSD declarou que o orçamento,"mais simples e flexível, irá ter um impacto real na vida dos europeus".

As recomendações de Maria da Graça Carvalho para incluir a educação, a ciência e a inovação como prioridades no quadro financeiro plurianual, estão reflectidas no documento. O investimento para investigação e inovação, nos próximos sete anos será significativamente reforçado com uma dotação de 80 mil milhões de EUR que pretende dinamizar a competitividade global da Europa e contribuir para a criação do emprego. Será também criado um programa integrado de 15,2 mil milhões de EUR para a educação, formação e juventude, com uma forte tónica no desenvolvimento das qualificações e da mobilidade.