Maria da Graça Carvalho defende potencial dos Açores para o sector espacial ao Comissário Breton

Maria da Graça Carvalho defende potencial dos Açores para o sector espacial ao Comissário Breton

A Eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, defendeu, esta segunda-feira, em reunião plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, “o enorme potencial para o setor do Espaço” dos Açores.

Nesta sessão, que contou com a presença do Comissário Europeu do Mercado Interno, Thierry Breton, a Social-democrata reiterou o potencial da Região para o desenvolvimento do setor, defendendo que “as ilhas dos Açores reúnem um conjunto de características únicas, que lhes conferem um enorme potencial para o setor do Espaço”.

Em debate estava a proposta de regulamento que estabelece o Programa Conectividade Segura da União para o período 2023-2027, “que visa lançar uma nova constelação de satélites”. “Uma oportunidade”, afirmou Maria da Graça Carvalho, uma vez que “as órbitas baixa e média são um setor ainda com grande margem de desenvolvimento”.

Para a Eurodeputada, que integra a Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores e é Vice-Coordenadora do PPE para a Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, a União Europeia tem grande margem para aumentar a sua competitividade no que concerne à atividade espacial, para a qual os Açores podem contribuir: “Ao aumentarmos a nossa frota de satélites, seremos mais competitivos e teremos acesso a ligações mais estáveis e rápidas”.

“A este respeito, o arquipélago dos Açores tem grandes projetos para o Espaço, nomeadamente um novo Porto Espacial que tem, precisamente, a ambição de servir de base para o lançamento de pequenos satélites. Merecem uma maior aposta por parte da União Europeia”, defendeu Maria da Graça Carvalho.