"Falta coragem e vontade política" para a resolução do conflito no Médio Oriente, Mário David MPE

"Falta coragem e vontade política" para a resolução do conflito no Médio Oriente, Mário David MPE

Seguidamente, Mário David sublinhou que "a União Europeia [se] pronuncia, repetidamente, como a maioria da comunidade internacional, pela existência de 2 povos e 2 Estados, partilhando o espaço entre o Rio Jordão e o Mediterrâneo, que têm o direito de aspirar a viver em paz e segurança! Mas sem diálogo entre as partes, enquistando-se num avolumar de ódios e incompreensões que se prolonga há 63 anos, alimentam-se apenas extremismos e frustrações".

 

O eurodeputado português considera por isso "fundamental" que algumas medidas sejam implementadas desde já e avançou com 4 propostas:

 

Em primeiro lugar "que a Europa e a Liga Árabe se envolvam muito mais na busca de uma solução negociada para as fronteiras, baseada nas existentes em 1967, com as trocas que permitam que a maioria dos colonatos judeus fiquem em Israel".

 

Em segundo lugar que "a questão de Jerusalém, cidade santa, futura capital dos 2 Estados, seja clarificada e mutuamente aceite como símbolo de convivência pacífica entre 2 povos que têm obrigação de concretizar a profecia de Isaías de que aquela é a Terra do Leite e do Mel".

 

Em terceiro lugar "que todos os países da região participem na resolução da questão dos refugiados palestinianos e que a comunidade internacional, e em particular a nação árabe, participe nas necessárias compensações financeiras".

 

E finalmente considera "absolutamente essencial que uma força militar, sob a égide da ONU e a participação, entre outras, de forças americanas e islâmicas, seja colocada no terreno, como garante da manutenção da paz".

 

Concluiu, pedindo ao Conselho e à Comissão "coragem e vontade política!" para que seja exercida pressão sobre as partes com vista à retoma do diálogo, logo para que possa voltar a existir um efectivo "Processo de Paz no Médio Oriente".

 

Entrevista ao Eurodeputado Mário David no programa "Mais Europa" da RTP-N sobre o mesmo tema, neste link:

http://www.rtp.pt/blogs/programas/maiseuropa/?k=Mais-Europa-de-2011-09-11.rtp&post=18099