CRISE FINANCEIRA, ECONÓMICA E SOCIAL: RECOMENDAÇÕES REFERENTES A MEDIDAS E INICIATIVAS A TOMAR

CRISE FINANCEIRA, ECONÓMICA E SOCIAL: RECOMENDAÇÕES REFERENTES A MEDIDAS E INICIATIVAS A TOMAR

A Deputada do PSD Regina Bastos que foi Vice-Coordenadora do PPE para esta Comissão elogiou os resultados obtidos neste "relatório que constitui e constituirá uma referência no que diz respeito às recomendações e às respostas sólidas e coordenadas aos desafios da crise".

 

Regina Bastos salientou que "se há conclusão que se pode tirar é de que a crise que vivemos só será ultrapassada com um aprofundamento da integração europeia. Num tempo de graves dificuldades financeiras, económicas e sociais e de dolorosas medidas de austeridade em alguns Estados Membros, como no meu País Portugal, é uma tentação o refúgio numa atitude proteccionista e nacionalista. Mas isso é um erro!"

 

A Deputada Regina Bastos defendeu ainda que "a resposta europeia à crise passa por um verdadeiro governo económico europeu que prossiga o crescimento sustentável, que promova a criação de emprego e desenvolva a economia social de mercado, dando respostas a longo prazo com objectivos definidos com os quais os Estados Membros se identifiquem".

 

Regina Bastos sublinhou ainda que "a estratégia de saída da crise precisa de ser financiada com um orçamento comunitário suficientemente ambicioso" e que"para se evitar uma nova crise da dívida soberana e do euro é necessária uma coordenação mais estreita em matéria de políticas orçamentais, bem como a criação de um sistema de emissão de títulos da dívida pública e euro-obrigações".

 

Finalmente, a Deputada Regina Bastos afirmou que "neste período difícil é também necessário manter os níveis de protecção social, sobretudo para os cidadãos mais vulneráveis".