Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos consumidores aprova emendas propostas pela Deputada Regina Bastos para a redução das desigualdades no acesso à Saúde

Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos consumidores aprova emendas propostas pela Deputada Regina Bastos para a redução das desigualdades no acesso à Saúde

As disparidades na União quanto à saúde dos cidadãos continuam a ser significativas, e tendem mesmo a aumentar, o que constitui uma enorme fonte de preocupações e um desafio.

 

A Deputada do PSD, Regina Bastos, foi nomeada pelo Partido Popular Europeu (PPE) Shadow Rapporteur da Comissão do Mercado Interno e da Protecção dos Consumidores, tendo apresentado um conjunto de emendas visando eliminar as desigualdades no domínio da saúde.

 

Como defendeu a Deputada Regina Bastos, "as desigualdades no domínio da saúde são uma realidade existente tanto entre os Estados-Membros como entre regiões desses mesmos Estados".

 

Neste sentido a Deputada do PSD "defendeu a necessidade de, para além dos Governos Nacionais, também as autoridades regionais, locais, e agentes da economia social, serem activamente associadas às acções realizadas nestes domínios, sendo o seu envolvimento fundamental para a redução das desigualdades nos domínios da saúde."

 

Por outro lado, as alterações demográficas e o envelhecimento da população trazem novos desafios aos quais a União Europeia e Estados Membros terão de dar resposta. 

 

Neste sentido a Deputada Regina Bastos, "destacou a necessidade de um plano concreto para o combate às desigualdades na saúde nas zonas rurais, tendo em consideração os desafios que se colocam pelas alterações demográficas".

 

Uma outra causa das desigualdades na saúde prende-se com a existência de zonas geográficas pobres em profissionais da saúde.

Tendo em conta esta realidade, a Deputada do PSD, Regina Bastos, apresentou uma proposta, que foi aprovada, no sentido de "na próxima proposta legislativa relativa às qualificações profissionais, a Comissão reforçar o mecanismo de reconhecimento de qualificações, o que encorajará a mobilidade dos profissionais de saúde."

 

Por outro lado,a Deputada Regina Bastos "referiu a necessidade de a Comissão, em conjunto com os Estados Membros, lançarem campanhas nas escolas, sobre a promoção da saúde e educação sanitárias designadamente estilos de vida saudáveis, bem como programas de prevenção e rastreio orientados para grupos específicos.

 

A deputada do PSD, Regina Bastos, finalizou"exortando a Comissão a assegurar a plena integração da redução das desigualdades na saúde nos objectivos de desenvolvimento do Milénio.