Cláudia Monteiro de Aguiar nomeada relatora do PPE para a Economia Azul

Cláudia Monteiro de Aguiar nomeada relatora do PPE para a Economia Azul

Segundo Cláudia Monteiro de Aguiar "assumimos durante a campanha eleitoral que a Economia Azul seria uma das nossas prioridades estratégicas, podendo assim influenciar as políticas europeias numa área fundamental para Portugal e com potencial de criação de 7 milhões de empregos até 2020, na União Europeia".

O relatório intitulado "Explorar o potencial da Investigação e Desenvolvimento na Economia Azul para criar emprego e crescimento" pretende abordar a importância que a Política Marítima  Integrada assume no fomento da Economia Azul, alavancar o potencial das actividades relacionadas com o mar e de que forma estas poderão contribuir para o crescimento económico e a criação de emprego, quer em Portugal quer em toda a União Europeia.

"Entendo que a União Europeia tem de apostar claramente no Mar como desígnio estratégico de futuro. É necessário considerar as tradicionais artes pesqueiras e a exploração de recursos naturais, mas também as áreas de inovação relacionadas com a aquacultura, energia dos mares e das marés ou biologia marinha que elevam o nosso país à categoria dos Estados com maior potencial de exploração do território marítimo à escala global" refere a deputada do PSD.

Durante o dia de ontem, Cláudia Monteiro de Aguiar integrou uma delegação de deputados do distrito de Leiria e reuniu com várias entidades ligadas ao Mar, como foi o caso do IPL - Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar e dos Estaleiros Navais de Peniche. Os vários deputados tiveram a oportunidade de aprofundar melhor a realidade em termos de formação profissional, investigação e inovação, assim como nas áreas temáticas da aquacultura, turismo ou construção naval.

Recorde-se que Peniche recebeu no ano passado um investimento de 25 milhões de euros para a exploração comercial da energia das ondas contando com um incentivo da União Europeia no valor de 9,1 milhões de euros. O projecto é liderado pela empresa finlandesa AW Energy que pretende instalar no distrito de Leiria, na região Oeste, um parque para produção de electricidade.

Importa ainda frisar que o Governo de Portugal irá organizar, em Julho próximo, uma grande conferência intitulada "Blue Week" em que estarão presentes representantes de vários países europeus.