Temos de criar vias de entrada para os refugiados!

Temos de criar vias de entrada para os refugiados!

O Parlamento Europeu debateu hoje o pacote para a Migração legal, integração e cooperação com países terceiros.

Carlos Coelho lembrou que "temos de ser claros no essencial: não podemos confundir migração económica com refugiados. E no âmbito da migração económica é claro que a Europa tem de ser capaz de atrair os melhores do mundo e de promover a mobilidade interna”.

No entanto, acrescentou o Deputado do PSD, “questão diferente é o acesso legal e seguro de pessoas que fogem à guerra e procuram proteção no nosso território". Com vias legais de acesso para os requerentes de asilo “iremos evitar milhares de mortes no Mediterrâneo, enquanto combatemos traficantes de ser humanos. Iremos  gerir melhor o influxo de pessoas”.

Carlos Coelho deixou ainda um aviso, "vias legais de acesso dependem da colaboração com países terceiros, o que envolve mais financiamento. Ora, não podemos fazer face ao presente com verbas que estavam destinadas ao futuro. Antecipar verbas não significa nem mais apoio nem mais investimento, é tão só gastar mais cedo. Não podemos chegar a 2017 e ser confrontados com nova emergência, porque não soubemos acautelar os gastos antecipados. ”.

O Deputado ao Parlamento Europeu concluiu lembrando que "Portugal foi considerado o 2º melhor país do mundo na integração de migrantes em 2015. Apesar disso, sabemos que ainda há muito trabalho pela frente. No plano europeu o que falta fazer é, infelizmente, muito mais”.