Sofia Ribeiro visita comunidade açoriana nos Estados Unidos

Sofia Ribeiro visita comunidade açoriana nos Estados Unidos

O encontro com a comunidade açoriana realizou-se no âmbito da apresentação do manual Oportunidades Europeias para os Emigrantes dos EUA e Canadáuma iniciativa da Deputada Social-democrata. Esta deslocação aos EUA pretendeu informar os nossos emigrantes e os seus descendentes dos seus direitos europeus por uma dupla cidadania, ou seja, as gerações de luso-descendentes americanos que adquirirem a nacionalidade portuguesa, estão automaticamente a adquirir a nacionalidade europeia, tendo a possibilidade de usufruir de todas as mais-valias inerentes à cidadania europeia”, explicou Sofia Ribeiro.

A visita aos dois Estados resultou de uma primeira visita ao país, feita em 2015, onde se comprometeu a voltar. “As segundas e terceiras gerações tiveram, e bem, uma rápida integração dentro da comunidade americana, mas é fundamental reforçar a proximidade às suas origens  ?  e este manual que entreguei nas Casas dos Açores constitui um contributo para essa identidade”, referiu.

Da visita aos Estados Unidos resultou ainda uma rede variada de contactos com entidades e associações representativas da comunidade Açoriana, como as Casas dos Açores de Nova Inglaterra e de Hilmar, uma reunião com a Cônsul de Portugal em New Bedford, visitas a explorações agrícolas de açorianos emigrantes, bem como uma série de visitas a órgãos de comunicação social dos dois estados.

Recorde-se que a Eurodeputada açoriana, que faz parte da Delegação para as Relações com os Estados Unidos e com o Canadá, já tinha realizado uma iniciativa semelhante em Toronto. “Estas visitas são uma forma de estarmos permanentemente em contacto, de não perdermos a nossa ligação, e de mostrarmos, essencialmente, a importância e a nossa completa disponibilidade de cooperação entre ambas as partes, à qual deve ser dada continuidade, face aos desafios transatlânticos que se nos colocam”, finalizou Sofia Ribeiro.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho