Sofia Ribeiro saúda apoio no acesso ao FEIE

Sofia Ribeiro saúda apoio no acesso ao FEIE

A Eurodeputada Sofia Ribeiro reuniu-se esta terça-feira, 24 de outubro, com o Vice-Presidente da Comissão Europeia para o Emprego, Crescimento, Investimento e Competitividade, Jyrki Katainen, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo. No encontro bilateral, realizado à margem de uma reunião da economia social, avaliaram o novo plano estratégico para as RUP que tinha sido aprovado em Colégio de Comissários.

Sofia Ribeiro começou por manifestar a sua satisfação pela plataforma criada pela Comissão Europeia que apoia o acesso das RUP ao Plano Juncker. “Há um ano apresentei ao Vice-Presidente Katainen os problemas que as RUP enfrentam em aceder ao Fundo Europeu de Investimento Estratégico (FEIE), altura em que comunicou a possibilidade de estabelecer uma plataforma que ajude os investidores a candidatarem-se a este fundo”, relembrou.

"Foi com grande satisfação que verifiquei, durante o nosso encontro desta semana, que a iniciativa agora criada começou a ser desenhada na sequência do debate que tivemos no ano passado”, referiu Sofia Ribeiro. A Social-Democrata explicou que esta proposta da Comissão “visa uma plataforma dedicada às RUP, no âmbito do Plano Juncker, em parceria com o Banco Europeu de Investimentos, que pretende facilitar o acesso das Regiões ao FEIE, com apoio técnico reforçado para planificar e financiar os projetos de uma forma mais eficaz”.

Recorde-se que o Plano de Investimento para a Europa, mais conhecido como Plano Juncker por ter sido lançado pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, é um instrumento financeiro através do qual a Comissão espera mobilizar 315 mil milhões de euros nos próximos três anos, criando um ambiente favorável ao investimento.

Sofia Ribeiro aproveitou a ocasião para relembrar que o Plano Juncker pode funcionar como um mecanismo complementar de financiamento para projetos “ainda sem solução prevista” nos Açores. “O Governo Regional e o Governo da República entenderam poder candidatar o desenvolvimento do porto da Praia da Vitória ao Plano Juncker − e que entretanto parece ter caído no esquecimento dos dirigentes”, realçou a eurodeputada. Tenho chamado à atenção para a possibilidade de utilização deste plano no projeto de ampliação do aeroporto da Horta e estou muito satisfeita porque, a partir deste momento, as empresas e as entidades regionais passam a ter um acesso mais facilitado ao Plano Juncker”, concluiu Sofia Ribeiro.