Sofia Ribeiro promove conferência sobre a importância da Psicologia nas decisões europeias

Sofia Ribeiro promove conferência sobre a importância da Psicologia nas decisões europeias

Hoje fazemos história”, começou a Eurodeputada. Pela primeira vez, nas Instituições Europeias, foi organizada uma jornada de trabalho totalmente dedicada à Psicologia, área considerada por Sofia Ribeiro como “crucial na definição das políticas europeias”. “Os decisores políticos baseiam-se em números, estatísticas, indicadores económicos e financeiros, esquecendo muitas vezes o que é mais importante: as pessoas e o seu comportamento”.

A Social-democrata explicou que esta iniciativa, que decorreu na última quarta-feira, teve um duplo objetivo: sensibilizar o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia para perceberem qual o reflexo nas pessoas das decisões aqui tomadas, e, ao mesmo tempo, para ouvir os especialistas do comportamento humano sobre várias áreas sectoriais em que podem ser uma ferramenta útil. “Desde cedo que, imbuída pelo espírito de que qualquer proposta que aqui façamos tem impacto na vida das pessoas, tentei transformar, dentro das minhas possibilidades, as políticas europeias, tornando-as mais sociais e mais humanamente sensíveis”, realçou Sofia Ribeiro.

A jornada de trabalho dividiu-se em cinco painéis centrais: Agricultura, Migração, Demografia, Alterações Climáticas e Emprego. Teve oradores como Francisco Miranda Rodrigues, Presidente da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Telmo Mourinho Baptista, Presidente da Federação das Associações de Psicólogos, Mairead Mcguinness, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e vários Directores-Gerais da Comissão Europeia dos vários setores em abordagem, bem como, cada um dos temas foi comentado por especialistas comportamentais europeus, representado a Associação de Psicólogos sueca, britânica, universidades, entre outras.

Paralelamente à conferência, decorreram reuniões com os Comissário Carlos Moedas e Arias Canete, com os Eurodeputados Portugueses, com os gabinetes dos Comissários Navracsics e Vella, bem como com o Director-Geral da Comissão Europeia para a Investigação e Inovação.