Sofia Ribeiro preocupada com o impacto do Brexit, em visita à Irlanda

Sofia Ribeiro preocupada com o impacto do Brexit, em visita à Irlanda

A Eurodeputada Sofia Ribeiro mostrou-se “preocupada com o impacto do Brexit na Agricultura, em especial nos setores da carne e do leite”. A Social-democrata falava após a visita da Comissão parlamentar da Agricultura e Desenvolvimento Rural à Irlanda.

Vejo com alguma apreensão as inevitáveis consequências do Brexit no setor agrícola, afetando toda a União Europeia e muito particularmente a Irlanda, que mantém relações de comércio e transformação de produtos privilegiadas com o Reino Unido”, realçou. 

Para o setor do leite e para o setor da carne, Sofia Ribeiro explicou que são esperadas descidas muito significativas, “quer ao nível da produção, com valores entre os 10% e os 21%, quer ao nível das exportações, com uma descida que pode chegar aos 40%”. A Eurodeputada teme que, à semelhança do que sucedeu, aquando do embargo Russo, com os países do Báltico, que haja um processo de contágio que venha criar um excedente na União e baixar os preços pagos aos Produtores agrícolas.

A Eurodeputada referiu que, “à semelhança de Portugal, a Irlanda é uma país tradicionalmente virado para o setor agrícola”, onde 72% da população vive em zonas rurais e em que a idade média do agricultor é de 56 anos. “É extremamente preocupante verificar que, com o Brexit, o PIB irlandês pode passar de 7,8% em 2017 para 3,2% em 2022, estimando-se ainda perder, até 2030, um quinto dos empregos no setor, podendo levar a uma maior pressão sobre os restantes países europeus e, como podemos imaginar, sobre os Açores”, lamentou.

É de lamentar”, manifestou a Social-democrata, “que são os Agricultores dos países da União Europeia, que vão pagar pela saída do Reino Unido, depois de já terem sido castigados com os problemas das quotas leiteiras, com o embargo russo e com as crises de mercado”.

A visita de  três dias à Irlanda incluiu reuniões com representantes e produtores locais, visitas a explorações agrícolas e à National Ploughing Championships, a maior feira de agricultura da Irlanda, que atrai mais de 1500 expositores e acolhe mais de 280 mil visitantes. Sofia Ribeiro, a única Eurodeputada portuguesa da delegação, foi acompanhada por deputados da Irlanda, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polónia e Roménia.