Sofia Ribeiro: “ilhas europeias constituem um fator-chave para o desenvolvimento da União”

Sofia Ribeiro: “ilhas europeias constituem um fator-chave para o desenvolvimento da União”

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu o potencial das ilhas da União Europeia esta terça-feira, 9 de abril, no Parlamento Europeu, em Bruxelas. A Social-democrata moderou o painel que debatia o futuro das ilhas europeias, na última conferência do Intergrupo Mares, Rios, Ilhas e Áreas Costeiras, do Parlamento Europeu, de que é vice-presidente para as Regiões Ultraperiféricas.

Sofia Ribeiro realçou que “as ilhas constituem um fator-chave para o desenvolvimento da União Europeia e devem ser eliminados os seus constrangimentos: a nossa geografia pode limitar-nos, mas o nosso potencial é enorme”. Para que isso aconteça, observou a Eurodeputada, “os cortes propostos para os fundos de coesão têm de ser combatidos no próximo mandato”.

A finalizar o painel, Sofia Ribeiro apontou as alterações climáticas como um dos maiores desafios da União Europeia. “É necessário melhorar a forma de comunicar este problema e garantir o envolvimento dos cidadãos”. “Se a ação tem de ser global, os seus atores são individuais”, concluiu Sofia Ribeiro.