Sofia Ribeiro defende um combate ao desemprego jovem mais consequente

Sofia Ribeiro defende um combate ao desemprego jovem mais consequente

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu no Plenário de Estrasburgo a necessidade de se adequar a estratégia de combate ao desemprego jovem. A intervenção foi proferida esta quarta-feira, 17 de janeiro, no âmbito do debate sobre a “Execução da Iniciativa para o Emprego dos Jovens nos Estados-Membros”.

Sofia Ribeiro iniciou a sua intervenção explicando que a Iniciativa Emprego Jovem assenta num tripé composto pela formação, pelos estágios e pela oferta de emprego. “Na minha região, assim como em muitos Estados Membros, este tripé está desequilibrado, porque estamos a investir muito mais na formação e nos estágios do que estamos a investir na oferta de emprego”, não estando, com isso “a contribuir para o combate à precariedade”.

Para a Eurodeputada Social-democrata existe ainda um problema que se prende com a formação dos jovens, pois “estão a ser atirados para ciclos de formação contínuos e de formação desadequada e completamente inconsequente, quando temos de garantir o contrário” - que os jovens tenham “apoio individualizado em equipas multidisciplinares constituídas por técnicos especializados, nomeadamente psicólogos, sociólogos, entre outros, para garantirem que a oferta de formação é adequada às características do estagiário e às necessidades das empresas”.

Sofia Ribeiro aproveitou a intervenção para referir que “os estágios não podem substituir nem mascarar contratos de trabalho”. “É preciso garantir uma definição adequada do conteúdo funcional e da responsabilidade do estagiário, que deve ser acompanhado por um tutor que o apoie e que lhe dê formação; é preciso mais fiscalização com meios de inspeção adequados; é preciso mais transparência e uma avaliação qualitativa do programa quanto aos resultados”, realçou.

A concluir a sua intervenção, a Deputada ao Parlamento Europeu pediu uma Iniciativa Emprego Jovem “mais consequente”. “Isso implica maior mobilidade social e que reduzamos as desigualdades sociais da União Europeia”, finalizou Sofia Ribeiro.