Sofia Ribeiro defende equilíbrio entre as vidas profissional e familiar

Sofia Ribeiro defende equilíbrio entre as vidas profissional e familiar

A Eurodeputada Sofia Ribeiro defendeu uma maior adequação dos regimes de licenças relativos a responsabilidades com os filhos e com os progenitores, no âmbito do debate sobre o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar, na última sessão plenária, em Bruxelas.

O Parlamento Europeu aprovou, durante a sessão, a diretiva sobre a conciliação entre vida profissional e a vida familiar, que inclui regras sobre a licença de paternidade e a licença parental. “Vivemos numa sociedade em que as famílias têm os filhos mais tarde; em que as mulheres estão cada vez mais ativas no mundo laboral; e em que os pais, os homens, também exigem os seus direitos à paternidade - e muito bem”, referiu Sofia Ribeiro.

A diretiva aprovada introduz ainda um direito individual à licença de cuidador, anteriormente não previsto a nível da UE, e o direito de, tanto os progenitores como os cuidadores, solicitarem regimes de trabalho flexíveis.

Se queremos uma Europa mais social”, afirmou Sofia Ribeiro, “então esta Europa tem de corresponder às exigências da sociedade”. “Temos de fazer uma evolução no acompanhamento à família - este é o desafio da Europa social do futuro”, finalizou Sofia Ribeiro.