Sofia Ribeiro alertou Juncker para as dificuldades dos Açorianos

Sofia Ribeiro alertou Juncker para as dificuldades dos Açorianos

A Eurodeputada Sofia Ribeiro reuniu esta tarde, com Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, tendo abordado as dificuldades sentidas nos Açores, particularmente no setor da agricultura e das pescas. A reunião a pedido de todos os deputados europeus das regiões ultraperiféricas ocorreu no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

Sofia Ribeiro começou por explicar que são vários os desafios por que as RUP, e particularmente os Açores, estão a passar neste momento. "As Regiões Ultraperiféricas não são apenas ilhas, regiões montanhosas, remotas ou com clima difícil. Somos tudo isso. As nossas características estão concretamente definidas no Tratado de Funcionamento da União Europeia, e é muito importante que o respeitemos, especialmente quando há Estados-membros, e até mesmo ilhas que não entendem a nossa especificidade e pretendem obter o mesmo Estatuto",referiu.

A eurodeputada social-democrata afirmou que "a agricultura é sempre o setor sacrificado nos acordos de comércio livre", relembrando a Junker a situação dramática que o arquipélago tem passado com o fim das quotas leiteiras e o embargo russo. "É importante recordar que, no passado, perdemos o programa POSEI pescas, que deve ser restaurado na próxima revisão do FEAMP. Para além disso, estamos a aproximar-nos da revisão do POSEI Agricultura e precisamos da sua ajuda para, pelo menos mantê-lo, tendo em conta a enorme crise que o sector atravessa nos Açores." Sofia Ribeiro destacou que a agricultura "representa cerca de 45% de toda a atividade económica nos Açores e os agricultores têm perdido muitos milhares de euros com uma diminuição acumulada de mais de 10 cêntimos por litro de leite".

Para finalizar, a eurodeputada convidou o presidente e a Comissão a visitar os Açores em 2017"com o objetivo de ver in loco tudo aquilo que foi mencionado nesta reunião, mas também todo o potencial de desenvolvimento da nossa Região, promovendo assim um desenvolvimento harmonioso nesta nossa europa das regiões".

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho