Sérgio Marques quer envio de observadores europeus ao referendo na Venezuela

Sérgio Marques quer envio de observadores europeus ao referendo na Venezuela

O Deputado do PSD Sérgio Marques, em pergunta escrita dirigida à Comissão Europeia, sugere que a Comissão, com o acordo da Organização dos Estados Americanos, o Governo da Venezuela e as forças da oposição naquele país, promova "o envio de observadores para acompanhar a reguralidade do processo referendário na Venezuela".

Sérgio Marques considera que "os acontecimentos políticos, sociais e económicos que caracterizaram a vida venezuelana nos últimos três anos se repercutiram negativamente nos cidadãos e nas instituições democráticas da Venezuela , têm causado grande preocupação na comunidade internacional e põem seriamente em perigo a coabitação democrática, o Estado de Direito e o respeito dos direitos fundamentais".

Para Sérgio Marques, a União Europeia, "em coerência com intervenções que teve noutras áreas geográficas, deve favorecer o diálogo que conduza a uma solução negociada e pacífica da actual crise da Venezuela".

Sérgio Marques defende "uma acção rápida e determinada da União Europeia face à realização a curto prazo de um referendo na Venezuela, apoiado por um número suficiente de subscritores e de acordo com a Constituição daquele país".

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho