"Sem medo do futuro"

"Sem medo do futuro"

Eurodeputado José Manuel Fernandes deixa repto em jantar com mais de 500 pessoas ena Póvoa de Lanhoso

---

"Encarar o futuro sem medo" é o desafio lançado pelo eurodeputado José Manuel Fernandes para os jovens, mas que quer ver repercutido em todas as gerações. Para isso, aponta recursos, programas e ferramentas que a União Europeia ajuda a disponibilizar para a formação, qualificação e o reforço de competências dos cidadãos.

"Não podemos ter medo nem da globalização nem da digitalização, nós somos capazes. A União Europeia dá-nos o Fundo Social Europeu para reforçar as nossas competências. Por isso, queremos a sua manutenção e não aceitamos cortes", afirmou José Manuel Fernandes, num jantar-comício que juntou na noite de sábado mais de 500 pessoas na Póvoa de Lanhoso.

O Eurodeputado vincou ainda o compromisso da candidatura do PSD ao Parlamento Europeu, liderada por Paulo Rangel, para "reforçar a economia com programas que promovam a competitividade à escala global, sobretudo ao nível da investigação e inovação, mas "sem nunca esquecer a inclusão".

"Nós não deixamos ninguém para trás", assumiu José Manuel Fernandes, num evento que serviu para dar posse à nova liderança da JSD concelhia.

José Manuel Fernandes - coordenador da comissão dos orçamentos - explicou como o PSD, no Parlamento Europeu, promoveu o reforço o financiamento do Quadro Financeiro Plurianual para 2021-2027 para a educação e formação (Erasmus +), a oportunidade de primeiro emprego (rede Eures) e o voluntariado (o novo Corpo Europeu de Solidariedade).

O Eurodeputado defendeu ainda a necessidade de reforçar a interligação dos programas de apoio à juventude com a ciência e inovação e o empreendedorismo.

Por isso, avançou que o PSD propõe "iniciativas destinadas à promoção do empreendedorismo jovem, através da criação de linhas específicas nos programas de apoio ao investimento e da simplificação dos processos de candidatura".

"Não temos medo das palavras competitividade, produtividade, acrescentar valor. Só com uma economia forte e pujante podemos ter melhores empregos, melhores salários e melhores serviços públicos", declarou José Manuel Fernandes, num evento em que foi invocada a memória do ex-presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.

O atual presidente da autarquia, Avelino Silva, fez também questão de sublinhar o legado de Manuel Baptista, aproveitando para deixar também um desafio para os jovens do concelho trabalharem para manter acesa a paixão por um concelho que honra a sua identidade e a sua história.

Nesse âmbito, apontou o exemplo de José Manuel Fernandes, que "não abdica a sua política de proximidade e da sua ligação à região", o que o torna "ainda mais forte ao nível da União Europeia, sobretudo na defesa das pessoas e de Portugal, conforme demonstram os resultados que são públicos enquanto o eurodeputado que mais trabalho e com maior capacidade de influência no Parlamento Europeu".

No âmbito da campanha para as eleições europeias, José Manuel Fernandes esteve durante o dia de hoje em ações com apoiantes em Cabeceiras, Celorico e também em Mondim de Basto, na apresentação de Bruno Ferreira como companheiro de candidatura ao Parlamento Europeu nas eleições de 26 de maio.