Proximidade valoriza trabalho de educação dos jovens nas escolas rurais

Proximidade valoriza trabalho de educação dos jovens nas escolas rurais

José Manuel Fernandes enaltece resultados da Escola Básica Integrada de Vila Cova, em Barcelos

 O eurodeputado José Manuel Fernandes destacou hoje em Vila Cova, Barcelos, a importância do reconhecimento do excelente trabalho desenvolvido nas escolas nos meios rurais. “São os primeiros agentes promotores da coesão social e territorial”, destacou o eurodeputado, num convívio na Escola Básica Integrada de Vila Cova e que juntou professores e funcionários em época natalícia.

Aludindo aos resultados obtidos pela escola – que lidera o ranking nacional ao nível do índice de promoção do sucesso –, José Manuel Fernandes sublinhou a satisfação por ver reconhecida a excelência do trabalho de todos os agentes desta comunidade escolar.

O trabalho de proximidade e do humanismo no processo de aprendizagem foram destacados por José Manuel Fernandes para o sucesso da escola, onde reconheceu um ambiente de alegria, satisfação e orgulho nas pessoas que ali trabalham e diariamente convivem com centenas de alunos, desde o primeiro ciclo até ao secundário.

“É visível o brilho nos olhos em cada um de vós, neste ambiente de proximidade e grande comprometimento com a escola”, frisou José Manuel Fernandes, numa iniciativa que contou com as presenças da vice-presidente da Câmara de Barcelos, Armandina Saleiro, e do vereador Mário Constantino.

O eurodeputado enalteceu ainda o trabalho de excelência dos professores, muitas vezes injustiçados pelo não reconhecimento, por parte dos sucessivos governos, da mais valia e importância do seu papel na construção de uma sociedade mais desenvolvida, inclusiva e capaz.

Num convívio em que foi servido arroz de pica-no-chão ao almoço, o diretor da escola, Alberto Rodrigues, fez questão de elogiar e incentivar o trabalho de José Manuel Fernandes no Parlamento Europeu para a valorização das tradições no Parlamento Europeu.

Alberto Rodrigues assegurou o compromisso da comunidade escolar na dedicação e no trabalho para o sucesso dos alunos, mas recusou qualquer preocupação com os resultados dos rankings nacionais. Embora salvaguardasse a confiança de que a escola se manterá nos lugares cimeiros, por ter conhecimento do nível de qualidade do trabalho que continuará a ser desenvolvido.

A Escola Básica Integrada de Vila Cova lidera o ranking nacional do índice de promoção do sucesso dos alunos – que se destina a premiar o trabalho das escolas nos contextos sociais mais complicados, , cruzando a avaliação externa dos alunos com a avaliação interna, tendo em conta outro tipo de fatores como a evolução dos alunos e a taxa de retenção. Este indicador analisa a evolução de alunos com caraterísticas semelhantes nas diferentes escolas, tendo por base as classificações obtidas nas provas do 9.º ano.

Também nas novas tecnologias a EBI de Vila Cova tem-se destacado, desenvolvendo o projeto de Escola Virtual, que já valeu dois prémios – um de 15 mil euros da Fundação Calouste Gulbenkian e outro de 20 mil euros do Montepio –, que vão permitir a instalação da Sala do Futuro, que está em construção e funcionará num modelo de ensino interativo e digital.

2016/12/22

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho