Portugueses no Estrangeiro: os problemas com os cartões de cidadão vão acabar!

Portugueses no Estrangeiro: os problemas com os cartões de cidadão vão acabar!

O Parlamento Europeu e o Conselho alcançaram hoje um acordo para o reconhecimento dos cartões de identificação nacionais por todos os Estados-Membros. Carlos Coelho é o negociador do Partido Popular Europeu (PPE) para este relatório.

No último verão, foram reportados dezenas de casos de portugueses que viram o seu cartão de cidadão recusado como meio de identificação, sobretudo na Alemanha. Com este novo regulamento, vamos impedir que situações destas se repitam.

Carlos Coelho começou por sublinhar que "enquanto país de emigrantes, é crucial que o nosso Cartão de Cidadão seja aceite noutros países europeus. Hoje, contudo, muitos portugueses enfrentam ainda obstáculos no acesso a serviços elementares, públicos e privados, nos países de acolhimento, devido ao formato não conforme do nosso cartão de cidadão. Com este novo regulamento, iremos garantir que estes problemas desaparecem. A livre circulação vai ficar mais fácil. Tudo irá depender de quão rapidamente o governo decidir implementar estas medidas”.

O Social-democrata destacou ainda que "a cidadania europeia complementa a cidadania nacional e o cartão de cidadão deve refletir isso mesmo. Portanto, cartões iguais, com a bandeira da União e a indicação do país vão reforçar este sentimento de pertença e comunidade".

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho