PE: Sérgio Marques vai observar eleições presidenciais na Guatemala

PE: Sérgio Marques vai observar eleições presidenciais na Guatemala

O Deputado do PSD Sérgio Marques parte no próximo dia 26 de Dezembro para a Guatemala, integrado numa Delegação do Parlamento Europeu, composta por cinco Deputados (3 do PPE e 2 do PSE), que vai observar a 2ª volta das eleições presidenciais que têm lugar no dia 28 de Dezembro.

Esta missão de observação eleitoral tem, nas palavras do Deputado social democrata, "uma função geral de acompanhamento do processo eleitoral, para fomentar a transparência do mesmo e a confiança dos cidadãos no exercício dos direitos políticos inerentes ao sufrágio.

Trata-se, acrescenta Sérgio Marques, de apoiar a promoção das instituições democráticas e a estabilidade do país, ajudar a reduzir o clima de tensão e desencorajar possíveis procedimentos ilegais e violentos relacionados com as eleições"

A Delegação do Parlamento Europeu terá encontros com os representantes diplomáticos da União Europeia naquele país, estando previstos ainda reuniões com o Presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, com dirigentes das principais forças políticas e com os dois candidatos que disputam a 2ª volta das presidenciais.

No dia 28, dia das eleições, os Deputados assistem à abertura do acto eleitoral e deslocar-se-ão a várias assembleias de voto.

É a primeira vez que Sérgio Marques participa numa Delegação do Parlamento Europeu com a missão de participar no processo de observação dum acto eleitoral.

Para Sérgio Marques, esta viagem à Guatemala vem no seguimento do seu recente pedido à Comissão Europeia do envio de uma missão de observação eleitoral da União Europeia a um possível referendo revocatório do Presidente Hugo Chavez da Venezuela.

Sérgio Marques quer "estar inteirado dos procedimentos de observação eleitoral e da forma como esta se processa no terreno, afim de que possa participar com a melhor experiência e conhecimento na missão a ter lugar na Venezuela".