Parlamento Europeu aprova Relatório Fernandes sobre o Plano Juncker

Parlamento Europeu aprova Relatório Fernandes sobre o Plano Juncker

O Parlamento Europeu aprovou, hoje, o Relatório do social-democrata José Manuel Fernandes sobre o Fundo Europeu  para Investimentos Estratégicos, vulgo Plano Juncker, que contou com o apoio do eurodeputado Carlos Coelho.

Carlos Coelho felicita o Deputado José Manuel Fernandes pelo excelente trabalho como Relator do Plano Juncker recordando que "embora tenha algumas dúvidas sobre  o sucesso deste instrumento, concordo que temos de dar prioridade às políticas que estimulem o crescimento e criem emprego".

O novo instrumento, acordado entre os negociadores do PE, entre os quais José Manuel Fernandes, e do Conselho em maio visa financiar projectos viáveis que não se conseguem aprovar nos fundos atuais nem financiar pelo mercado.

A este propósito Carlos Coelho saúda o facto de do total de 315 mil milhões, 75 mil milhões serem destinados preferencialmente a projectos que incluem Pequenas e Médias Empresas aplaudindo "sobretudo que, sob proposta do Deputado Relator, tenha ficado consagrado:

- o reforço do investimento nos países que mais precisam: o contributo para a Coesão económica, social e territorial é um critério de selecção;

- a valorização do mérito dos projectos - que não poderá ser prejudicado pela situação económica difícil do seu Estado-Membro;

- o apoio aos investidores: criando uma Plataforma de Aconselhamento ao Investimento;

- o assegurar de um processo transparente: as aprovações serão públicas e as reprovações comunicadas ao Parlamento europeu.

Ao concluir o eurodeputado desabafou "esperar sinceramente que este plano possa contribuir para a retoma económica de Portugal e para a criação de emprego".