Multiculturalidade torna UE mais forte

Multiculturalidade torna UE mais forte

 

Eurodeputado José Manuel Fernandes em sessão de projeto do Erasmus +, na Escola Secundária de Vila Verde. 

O Eurodeputado José Manuel Fernandes chamou hoje a atenção dos jovens para a importância da valorização das diferenças entre povos e culturas como fator de fortalecimento da União Europeia.

“É esta complementaridade que nos torna mais fortes”, sublinhou o eurodeputado, numa sessão em Vila Verde integrada num projeto de intercâmbio bilingue ao abrigo do programa Erasmus+ e que envolve alunos da Escola Secundária local e da escola espanhola IES El Pomar de Jerez de los Caballeros, Badajoz.

Num ambiente de boa disposição e partilha de experiências, José Manuel Fernandes sustentou a ideia com uma analogia ao futebol: “uma equipa construída só com ‘Cristianos Ronaldo’s’ não resultaria, porque certamente não é bom a guarda-redes e noutras posições do jogo”.

“O multiculturalismo é uma mais valia da União Europeia. Gentes, culturas, ambientes, recursos e forças diferentes tornam-nos mais fortes”, frisou o eurodeputado, que numa sessão em que foi surpreendido pelas canções interpretadas pela jovem espanhola Sílvia.

Em resposta às questões apresentadas pelos jovens portugueses e espanhóis, José Manuel Fernandes explicou o funcionamento das instituições europeias e o papel da UE na promoção de valores, como a liberdade e democracia, a dignidade humana, os direitos sociais e ambientais, a par da paz e progresso económico e social.

Em defesa do papel da UE como ator e líder mundial, o eurodeputado e coordenador do PPE na comissão dos orçamentos alertou para os riscos dos movimentos populistas e do posicionamento político dos partidos extremistas de esquerda e de direita, que “votam quase sempre juntos, com exceção nos assuntos de migrações e xenofobia”.

“Costuma-se dizer que os extremos tocam-se, mas neste caso é mais que isso: aliam-se”, sintetizou, vincando uma mensagem de esperança e confiança num futuro com gerações mais capacitadas para compreenderem melhor a informação e o mundo.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho