Monteiro de Aguiar quer alargamento das Selvagens como desígnio nacional

Monteiro de Aguiar quer alargamento das Selvagens como desígnio nacional

Numa reunião em Estrasburgo com o Comissário do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevi?ius, a eurodeputada do PSD, Cláudia Monteiro de Aguiar, reforçou “a importância do alargamento da reserva natural das Ilhas Selvagens, como forma de preservar um património de valor incalculável”

A Vice-presidente da Comissão das Pescas, Cláudia Monteiro Aguiar, levou à Comissão  “a primeira reserva criada em Portugal” .

“O seu alargamento é essencial para a protecção do ecossistema terrestre e aquático das ilhas. Este deve ser um desígnio nacional, a ser estendido a outras áreas marinhas portuguesas”

Para além da protecção de um ecossistema de “riqueza ímpar”, é de relevar “o importante poder de atracção e interesse que a mesma gera na comunidade cientifica internacional, que poderá permitir a criação de novos postos de trabalho, redireccionados de sectores mais tradicionais e de menor valor acrescentado”. Argumentou ainda a relevância da mesma na promoção do crescimento de um turismo de qualidade e sustentável.

Na sequência do projecto piloto já apresentado, a Eurodeputada social democrata insistiu na criação de um Centro Europeu de Combate à Poluição Marinha, que “pelas condições únicas amplamente reconhecidas, deveria ter a sua sede em Portugal”.

No âmbito da mesma reunião, Cláudia Monteiro de Aguiar voltou a esgrimir argumentos a favor do apoio à renovação da frota pesqueira artesanal, salientando tratar-se,

“de uma prática sustentável, da qual dependem muitas comunidades costeiras” e que a sua renovação “aumenta as condições de segurança a bordo, de conservação do pescado, eficiência e sustentabilidade da actividade”. 

A Reserva Natural das Ilhas Selvagens foi criada em 1971, sendo a primeira reserva portuguesa. A comunidade cientifica internacional tem vindo a alertar para a necessidade do seu alargamento como forma de proteger a sua biodiversidade. Em 2015 a National Geographic Pristine Seas produziu um filme no qual releva a importância desta reserva e a necessidade do seu alargamento

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho