Mobilidade dos jovens reforça confiança no futuro da União Europeia

Mobilidade dos jovens reforça confiança no futuro da União Europeia

Eurodeputado José Manuel Fernandes defende vantagens de interrail gratuito que leva jovens com 18 anos a conhecer diferentes povos e culturas na União Europeia

O Eurodeputado José Manuel Fernandes acredita que a União Europeia e os cidadãos terão muito a beneficiar com uma juventude mais "aberta à mobilidade e às diferentes culturas e identidades no contexto europeu", justificando assim a proposta para a criação do projeto piloto que disponibiliza aos jovens com 18 anos uma viagem gratuita em comboio por diferentes países europeus.

Num fim-de-semana dedicado a contactos com os jovens dos distritos de Braga e do Porto - com ações realizadas em Vila Nova de Famalicão e Felgueiras -, José Manuel Fernandes vincou o reconhecimento dos jovens como a geração que mais benefícios pode tirar do sucesso da construção europeia e elencou iniciativas e programas que colocam a juventude como uma prioridade das políticas europeias.

Coordenador do PPE na comissão dos orçamentos, o Eurodeputado do PSD destacou os esforços para o reforço do financiamento do programa Erasmus e o lançamento de iniciativas e projetos-piloto, como o que deu origem ao programa "Eures - O teu primeiro emprego", estimulando a mobilidade numa Europa de diferentes povos, identidades e culturas.

"É na convivência e na valorização desta diversidade europeia que todos podemos viver melhor e termos regiões e uma UE mais fortes", defendeu José Manuel Fernandes, frisando as vantagens da aprovada proposta para a criação de um projeto piloto que consiste num Interrail gratuito para permitir aos jovens com 18 anos viajar pela Europa, privilegiando o conhecimento do património cultural europeu.

Este projeto - a que oferece bilhetes de comboio para viagens que abranjam diferentes países da UE e uma duração até 30 dias - deu origem à iniciativa DiscoverEU, que a partir de 2021 vai integrar o programa Erasmus e contará com um financiamento de 700 milhões de euros, no âmbito do quadro financeiro plurianual para 2021-2027. Estima-se que venham a ser contemplados mais 1,5 milhões de jovens de 18 anos.

"É uma oportunidade para os jovens descobrirem as riquezas do património cultural da Europa, línguas estrangeiras, aprenderem com outras culturas e pessoas de outros Estados-Membros. É uma experiência que proporcionará aos jovens melhor compreensão de outras culturas e da história europeia", sustenta José Manuel Fernandes, que assumiu a apresentação da proposta, juntamente com os colegas alemão Manfred Weber (presidente do Grupo do PPE) e o holandês Wim van de Camp.

Dos contactos com grupos de juventude do Norte do país, o Eurodeputado do PSD frisou que os jovens estão conscientes do impacto e da importância da União Europeia para a qualidade de vida de todos os cidadãos. E realçou a satisfação por quererem assumir um papel mais ativo no processo de construção europeia e na definição do futuro da UE.

"Espero e acredito que a vontade e o interesse assumido dos jovens venham a materializar-se já nas próximas eleições europeias, de 26 de maio, com uma participação responsável e em força, de forma a defender e estimular a União Europeia e os seus valores, face aos riscos e ameaças que pendem sobre o futuro e também o presente de todos ", afirmou José Manuel Fernandes.

Em seu entender, "é importante reforçar as forcas moderadas que defendem uma Europa com mais coesão social, territorial e económica, acrescentando que é o PSD que apoia a iniciativa privada, o empreendedorismo e a competitividade para podermos ter melhores salários, empregos e serviços públicos".