Maria da Graça Carvalho na presidência do primeiro Intergrupo da Indústria no Parlamento Europeu

Maria da Graça Carvalho na presidência do primeiro Intergrupo da Indústria no Parlamento Europeu

A eurodeputada do PSD, Maria da Graça Carvalho, foi eleita para a presidência do Intergrupo da Indústria, no Parlamento Europeu, lançado nesta quinta-feira em Estrasburgo.

“Ao criar esse intergrupo, o Parlamento Europeu reconhece a enorme importância da indústria europeia e também garante às partes interessadas que a sua voz será sempre ouvida durante as mudanças que teremos de implementar para cumprir nossa agenda do European Green Deal”, disse Maria da Graça Carvalho, após a cerimónia de constituição. “Este intergrupo será crucial para ajudar a indústria a ser competitiva, manter sua liderança e autonomia estratégica, enquanto realiza a transformação ecológica e digital”.

A reunião constitutiva do Intergrupo Parlamentar: “Investimentos Sustentáveis de Longo Prazo e Indústria Europeia Competitiva” ocorreu nesta manhã em Estrasburgo. Ajudar a indústria europeia manter-se competitiva, enquanto faz a transição ecológica para uma União neutra em carbono, é o principal objetivo deste novo intergrupo.

A equipa de coordenação, eleita nesta quinta-feira, é composta por três copresidentes: Simona Bonafè (S&D), Maria da Graça Carvalho (PPE) e Dominique Riquet (Renew).

O novo Intergrupo visa promover uma visão geral sobre a dimensão multifacetada dos investimentos sustentáveis ??e de longo prazo e de uma política industrial abrangente da UE, ao longo da legislatura 2019-2024, no contexto do Green Deal.

As associações e instituições financeiras trabalharão em conjunto com parceiros do campo industrial e do contexto das organizações da sociedade civil. Um programa promissor de eventos públicos temáticos será revelado nas próximas semanas

Mais de 100 eurodeputados já estão ativos neste novo projeto e uma chamada para parceiros externos será lançada em breve, a fim de formalizar as dezenas de novos pedidos já recebidos e expandir ainda mais esta iniciativa.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Álvaro Amaro
Cláudia Monteiro de Aguiar