Marcelo Rebelo de Sousa preside ao lançamento do “Europa de A a Z”

Marcelo Rebelo de Sousa preside ao lançamento do “Europa de A a Z”

O “Europa de A a Z”, a terceira edição do Dicionário de Termos Europeus”, foi apresentado publicamente no dia 26 de Fevereiro de 2018, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e que foi encerrada pelo Presidente da República Portuguesa.

A obra, coordenada por Carlos Coelho, reúne cerca de 2.000 termos, da autoria de mais de 70 autores. O equilíbrio geracional, de género e de formação foi destacado por todos os oradores da tarde. Além de Carlos Coelho, também Paulo Rangel (Deputado ao Parlamento Europeu, Vice-Presidente do Partido Popular Europeu e um dos autores) e Zita Seabra (Editora) intervieram, numa sessão presidida pelo Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Carlos Coelho focou a sua intervenção (disponível aqui) na oportunidade da produção de materiais pedagógicos e formativos sobre a Europa, na apresentação do conteúdo da obra e na actualidade europeia. Após a sessão de encerramento, declarou que “como disse no meu discurso, não há verdadeira participação sem informação. Vivemos um tempo em que a Europa nunca foi tão discutida em Portugal e este «Europa de A a Z» pretende, antes de tudo mais, capacitar os cidadãos portugueses para uma intervenção cívica mais activa e mais informada. A verdade é que há um «europês», uma língua que frequentemente parece hermética ou apenas estranha e que este Dicionário procura traduzir para português corrente”.

O Presidente da República Portuguesa, no discurso que pode consultar aqui, destacou que os autores desta terceira edição do Dicionário de Termos Europeus, tiveram “a inteligência com que entenderam que não se pode gostar daquilo que não se conhece e menos ainda ser-se militante de uma causa que nos é estranha”, sublinhando ainda que “esta obra pretende lutar contra a maré da indiferença, do alheamento e do silêncio”.

Nesta cerimónia foi ainda apresentado o Euroogle (www.euroogle.com), a plataforma digital (site e aplicação móvel) que contém todos os termos da edição escrita e que permite a qualquer utilizador sugerir edições, actualizações e aditamentos ao Dicionário.

Pode consultar o álbum de fotografias do evento aqui.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho