LISBOA RECEBEU CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O FUTURO E AS TENDÊNCIAS DO TURISMO

LISBOA RECEBEU CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O FUTURO E AS TENDÊNCIAS DO TURISMO

A “Trends&Dynamics” de 2017, promovida pela Eurodeputada do PSD, teve lugar no dia 21 de Novembro, no Hotel Tivoli Avenida, em Lisboa. Com mais de 20 oradores convidados, oriundos dos mais diversos sectores ligados ao sector do Turismo, contou com a intervenção na abertura do Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo, Taleb Rifai e pela mensagem enviada pelo Presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani.

Na edição de 2017 da “Trends&Dynamics” um dos aspetos mais realçados pelos participantes foi a necessidade de colocar Big Data ao serviço do Turismo, o que permitirá uma atuação mais eficiente dos decisores políticos e agentes privados.

A Eurodeputada do PSD alertou ainda para a necessidade de Portugal continuar a ser um exemplo de boas práticas na Europa em economia colaborativa. Para Cláudia Monteiro de Aguiar, este “é o momento para não retroceder naquilo que já foi feito em relação ao Alojamento Local. A solução não deve passar pela restrição a nível nacional quando o problema se resume a duas freguesias e meia dúzia de bairros de Lisboa e Porto“.

Para Cláudia Monteiro de Aguiar “as propostas em cima da mesa do PS e do Bloco de Esquerda podem eliminar por completo o modelo de sucesso português para o Alojamento Local”.

Se a experiência turística não se alterou ao longo dos anos, a forma como fazemos turismo mudou dramaticamente. Cláudia Monteiro de Aguiar defendeu que “melhor data permite também um melhor alinhamento das estratégias, quer para decidir que tipo de destino Portugal quer ser, mas também para, a partir daí, decidir que infraestruturas são necessárias e que qualificações devemos oferecer neste sector». Um sector que emprega na sua maioria jovens e mulheres, em que as condições de trabalho enfrentam problemas como a sazonalidade, turnos rotativos e trabalho noturno.

No final, Cláudia Monteiro de Aguiar quis salientar “o sucesso da iniciativa, com a presença de mais de duas centenas de participantes, desde empresários a estudantes de turismo, que quiseram ouvir, falar e debater um sector que está em crescimento em Portugal”.

A “Trends&Dyanmics” de 2017 contou com quatro temáticas centrais: «Tornar os destinos inteligentes e sustentáveis», «Fomentar o investimento turístico», «O mundo digital poderá melhorar a experiência de viajar?» e «Competências para o Futuro no Turismo».

Esta 3ª Conferência Internacional de Turismo teve como oradores convidados, entre outros, o diretor-geral da Airbnb para Portugal e Espanha, Arnaldo Muñoz, o diretor da UBER Portugal, Tomás Belchior, o ex. Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e o Presidente do Portugal IN, Bernardo Trindade. Contou ainda com a participação de entidades públicas e empresas internacionais do setor, como a Amadeus, e do apoio institucional da Comissão Europeia, do Banco Europeu de Investimento, da Organização Mundial do Trabalho e do Conselho Mundial do Turismo e Viagens.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho