Lídia Pereira questiona a Comissão sobre o potencial incumprimento do Governo das metas europeias em energias renováveis

Lídia Pereira questiona a Comissão sobre o potencial incumprimento do Governo das metas europeias em energias renováveis

Segundo um relatório do Tribunal de Contas Europeu divulgado recentemente, caso Portugal não aumente a quota de energias renováveis, com a progressão atual, não será possível cumprir com as metas europeias.

A deputada ao Parlamento Europeu, eleita pelo PSD, revela-se preocupada com o abrandamento do investimento público para a transição energética no nosso país “para não falhar as metas, Portugal precisa de um aumento de 2,9% na produção de energias renováveis”.

O Parlamento Europeu aprovou em novembro passado a nova Diretiva das Energias Renováveis, que estabelece uma meta de 32% de energia proveniente de fontes renováveis até 2030. Até 2020, o conjunto de Estados-membros está comprometido a alcançar os 20%.

"Esta nova diretiva foi aprovada por uma larga maioria, com 495 votos a favor, o que demonstra um largo consenso e prova a sua importância”.

A deputada, que integra a comissão de Ambiente no Parlamento Europeu, quer saber que iniciativas perspetiva a Comissão Europeia tomar para a correção das divergências assinaladas pelo Tribunal de Contas Europeu e recorda que “Portugal é um dos países que mais será afetado pelas alterações climáticas e que para a prossecução da sustentabilidade ambiental é fundamental cumprir estas metas”.