José Manuel Fernandes: PSD aposta na reindustrialização europeia para promover emprego

José Manuel Fernandes: PSD aposta na reindustrialização europeia para promover emprego

Eurodeputado e candidato do PSD visitou hoje Estaleiros Navais de Viana do Castelo

---

O Eurodeputado José Manuel Fernandes apontou hoje o sucesso da revitalização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), pela atual gestão da West Sea, como a demonstração da importância de uma agenda para a reindustrialização à escala europeia´, tendo como objetivo central a promoção do emprego.

"Os Estaleiros assumem um papel fundamental para a coesão económica, territorial e social. São essenciais na criação de emprego, ajudam nas exportações, reforçam a nossa economia. Tudo isto tem um impacto reforçado no Alto Minho", afirmou José Manuel Fernandes, no final de uma visita aos ENVC, onde foi recebido pelo presidente da West Sea, Carlos Martins.

O Eurodeputado e candidato do PSD, nas eleições europeias de 26 de maio, destacou o processo "difícil e com um início fortemente contestado, mas em que o tempo acabou por provar ser a melhor solução para salvar uma indústria e um setor nevrálgico, não só para a região, mas sobretudo para o país".

"Constatei a qualidade dos navios produzidos, o aumento de encomendas e reparações. Recordo que o Governo de Passos Coelho encontrou os estaleiros navais de Viana do Castelo em agonia. A dívida estava em mais de 300 milhões de euros, os prazos de reparação e de construção nunca eram observados, o que resultava em prejuízos acrescidos.  As encomendas resumiam-se a alguns navios da marinha portuguesa e a promessas venezuelanas não concretizadas. Tudo isto foi superado", lembrou.

José Manuel Fernandes aproveitou para enaltecer a coragem e o sentido de Estado de Pedro Passos Coelho e do ex-ministro Pedro Aguiar-Branco que, contra a “corrente”, fizeram a subconcessão à Martifer. "Na altura, a esquerda opôs-se e quase inviabilizou esta solução de sucesso, porque não gosta da iniciativa privada. Em boa hora, nasceram, assim, os Estaleiros West Sea", acusou.

O Eurodeputado - que nesta visita esteve acompanhado pela candidata vianense Alice Antunes e pelo presidente da distrital do PSD, Carlos Morais - sublinhou dados positivos da empresa: nos primeiros três anos reparou mais de 160 navios, emprega de forma direta e indireta cerca de mil trabalhadores, a atividade cresce de tal forma que se exigem obras estruturais para possibilitarem mais encomendas e navios de maior porte, a diversificação das encomendas aumentou, os prazos são cumpridos e os clientes renovam as encomendas.

José Manuel Fernandes defendeu a proposta da candidatura do PSD para o Parlamento Europeu, referindo que a aposta socialdemocrata na reindustrialização da economia europeia "privilegia os investimentos na área da inovação disruptiva, mercado digital e tecnologias com aplicação empresarial, bem como os investimentos limpos e amigos do ambiente"