José Manuel Fernandes nomeado relator do “Plano Juncker”

O Eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes foi hoje nomeado relator da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu para o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE), conhecido também como "Plano Juncker", que prevê a mobilização de 315 mil milhões de euros em três anos para a dinamização da economia europeia.

A aprovação do novo fundo deverá concretizar-se até junho, num processo de co-decisão por parte do Parlamento Europeu e do Conselho. Nomeado pela Comissão dos Orçamentos, José Manuel Fernandes assumirá o 'Plano Juncker' juntamente com o alemão Udo Bullmann, indicado pela Comissão de Economia.

José Manuel Fernandes, que é também o relator do PE para o orçamento geral da União Europeia para 2016, aponta o “Plano Juncker” como uma oportunidade que vem assegurar "um reforço de peso nos recursos disponíveis para dar um novo impulso na criação de emprego, apoio às empresas e promoção do empreendedorismo”.

"Espero que que Portugal beneficie deste plano Juncker nomeadamente na interconectividade das redes de energia. Este plano que impulsiona os investimentos privados e públicos sobretudo em projectos de risco deverá ter efeitos colaterais positivos no aprofundamento do mercado interno e na criação de um ambiente mais favorável às empresas, nomeadamente às PME`s que são a espinha dorsal da economia europeia. É fundamental trabalhar na simplificação, no combate à burocracia e na necessidade de taxas de juro mais baixas para as empresas, defende o eurodeputado José Manuel Fernandes.