Instituto Marquês de Valle Flôr vence prémio do Cidadão Europeu 2015, por proposta de Carlos Coelho

Instituto Marquês de Valle Flôr vence prémio do Cidadão Europeu 2015, por proposta de Carlos Coelho

O "Prémio do Cidadão Europeu" foi criado em 2008 pelo Parlamento com o objetivo de reconhecer feitos notáveis de indivíduos ou grupos na promoção da integração e compreensão mútua entre os povos dos Estados-Membros (EM).

Na edição de 2015 foi dada preferência a projectos ligados ao actual Ano Europeu do Desenvolvimento.

Nesse âmbito, Carlos Coelho candidatou a este galardão o Instituto Marquês de Valle Flôr.

O IMVF foi criado há 63 anos e é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) atua em todo o espaço da CPLP, tendo como principais áreas de trabalho a Cooperação e a Educação para o Desenvolvimento; é inovador na Cooperação Descentralizada com os Municípios e recebe pontualmente solicitações para intervir em Ajuda Humanitária em países onde atua em permanência.

Carlos Coelho "salientou a importância deste prémio atribuído ao IMVF por todo o trabalho que há anos tem vindo a fazer nas áreas da cooperação e educação para o desenvolvimento".

O IMVF atua em todo o espaço da CPLP, desenvolvendo projectos em Angola, Brasil, Cabo Verde, Giné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Por outro lado, Carlos Coelho "destacou a importância deste prémio para o reforço dos laços de cooperação entre a Europa e os Países CPLP, desempenhando Portugal um papel central nesse processo".

Em anos anteriores, também por proposta de Carlos Coelho, foram galardoados com o Prémio Cidadão Europeu, a Associação Nacional de Municípios Portugueses ( pelo trabalho de geminações com cidades europeias) e os jovens engenheiros que organizaram o congresso Ibérico "CIJE 2012".

Este ano, de Portugal foram igualmente distinguidos com o Prémio Cidadão Europeu 2015, o Prof. Mário Ruivo, (proposto pelo Deputado Carlos Zorrinho) e a Dra. Manuela Eanes (proposta pelo Deputado José Inácio Faria).