“Há 400.000 portugueses num limbo inaceitável!” - Carlos Coelho exige clareza e celeridade nas negociações do Brexit

“Há 400.000 portugueses num limbo inaceitável!” - Carlos Coelho exige clareza e celeridade nas negociações do Brexit

Carlos Coelho interveio no plenário do Parlamento Europeu, no debate sobre o ponto de situação das negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia. Durante a discussão, em que participaram o Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o negociador principal da UE para o Brexit, Michel Barnier, o eurodeputado português exigiu clareza, celeridade e respeito pelos direitos dos cidadãos.

Estamos atrasados. O artigo 50.º foi accionado há mais de seis meses e não há verdadeiros progressos nas negociações. Este impasse não aproveita a ninguém. Há mais tempo para discursos mediáticos do que para apresentar propostas concretas. Ouvimos Theresa May em Florença mas continuamos a ignorar propostas concretas consequentes” criticou o social-democrata.

Sobre a defesa dos direitos dos cidadãos europeus residentes no Reino Unido e dos cidadãos britânicos residentes num outro Estado-Membro da UE, o Deputado ao Parlamento Europeu sublinhou que “há cinco milhões de cidadãos com o futuro hipotecado. Europeus que vivem no Reino Unido e britânicos que escolheram outro dos 27.

400 Mil portugueses vivem num limbo inaceitável. É urgente que o Reino Unido se comprometa com a salvaguarda dos direitos dos cidadãos europeus residentes. Violar o Direito da União de forma mais ou menos camuflada e retirar direitos seria intolerável”.

Carlos Coelho sublinhou, ainda: “Por isso é tão importante decidir e decidir agora. Para preservar os direitos de todos os cidadãos europeus e trabalhar para uma transição tranquila. Isso implica a aplicação do acervo comunitário, assente nas quatro indissociáveis liberdades de circulação. Precisamos de um bom acordo e o relógio está a contar”.

Em Estrasburgo, no final do debate, Carlos Coelho recordou que “entre o referendo e a activação do artigo 50.º tivemos 9 meses de incerteza e agora, seis meses depois, ouvimos discursos mas não vemos acções concretas. De questões relacionadas com as fronteiras, designadamente entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte, às questões dos acertos financeiros, há muitos dossiers em aberto que, não sendo fáceis, são urgentes fechar. Não podemos adiar mais, sob pena de ver este clima de incerteza, que é sentido pelos cidadãos, resultar numa desconfiança irreversível num processo que tem de ultrapassar as pequenas divergências e perspectivar o futuro partilhado entre UE e Reino Unido”.

Veja o vídeo da intervenção do Deputado Carlos Coelho na reunião plenária do Parlamento Europeu aqui.