Fundação Francisco Manuel dos Santos em Bruxelas com Carlos Coelho e agenda cheia

Fundação Francisco Manuel dos Santos em Bruxelas com Carlos Coelho e agenda cheia

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) esteve em Bruxelas para receber o diploma do Prémio Cidadão Europeu 2018, galardão para que foi proposta pelos Deputados Carlos Coelho, Sofia Ribeiro e José Manuel Fernandes. No mesmo dia, na Sala Damião de Góis, na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia (REPER), foi apresentada a edição de 2018 do “Retrato de Portugal na Europa”, uma edição da Pordata, que conta com a chancela da FFMS.

Carlos Coelho, que já havia entregue a medalha do Prémio Cidadão Europeu numa cerimónia realizada em Lisboa (como pode recordar aqui), destacou que “a entrega do Prémio Cidadão Europeu à Fundação é o reconhecimento de um trabalho de enorme valor na promoção da cidadania. E de uma cidadania que já não é só nacional, mas europeia. Os vários projectos da Fundação prosseguem uma missão de enorme importância que é a de dotar os portugueses de informação, conhecimento e consciência cívica para o pleno exercício da sua cidadania. Como tive oportunidade de referir na minha intervenção em Lisboa, com o Presidente do Parlamento Europeu presente, espero que esta distinção não se fique pelo reconhecimento, mas seja um verdadeiro estímulo a uma ainda maior dinâmica de intervenção da Fundação. Vivemos um tempo em que as notícias falsas são cada vez mais, o discurso de ódio vai ganhando espaço e a desinformação é usada por agendas e interesses alheios aos cidadãos. Por isso é tão importante contar com o trabalho da Fundação, que nos ajuda, através do estudo, da investigação e do debate, a exigir mais de quem nos representa, mas sobretudo a exigir mais de nós próprios e da nossa participação na sociedade”.

O Eurodeputado marcou também presença na apresentação do “Retrato de Portugal na Europa”, apresentado pela Professora Maria João Valente Rosa, Directora da Pordata, tendo declarado que “a Pordata é uma das iniciativas mais emblemáticas da Fundação e tem um grande mérito: dá aos cidadãos acesso fácil a estatísticas fiáveis para um debate sério sobre o país, a União Europeia e o papel de Portugal na Europa. E esta missão é um passo fundamental para promover uma maior participação cívica dos portugueses, porque apenas quando temos informação credível ganhamos a confiança, a capacidade e sobretudo a vontade de fazer algo para mudar o estado de coisas”.

Veja aqui a galeria fotográfica do Prémio Cidadão Europeu 2018.