Eurodeputado José Manuel Fernandes distinguido pela Igreja Ortodoxa Ucraniana

Eurodeputado José Manuel Fernandes distinguido pela Igreja Ortodoxa Ucraniana

Em jantar de solidariedade a favor das crianças órfãs devido à guerra no leste da Ucrânia

O Eurodeputado José Manuel Fernandes vai ser distinguido pela Igreja Ortodoxa da Ucrânia, durante um jantar de solidariedade a favor das crianças órfãs vítimas da guerra no leste ucraniano, que terá lugar amanha, às 20h00, em Vila Verde, na Escola Profissional Amar Terra Verde.

A Igreja Ortodoxa e a comunidade ucraniana pretendem agradecer o trabalho desenvolvido por José Manuel Fernandes no Parlamento Europeu em defesa da causa ucraniana.

O Arcebispo Ilarion, chefe da Administração dos Assuntos Exteriores da Igreja Ortodoxa Ucraniana, vai entregar ao eurodeputado uma medalha e um diploma, enviados pelo Patriarca Filaret, da Igreja Ortodoxa Ucraniana, como reconhecimento do apoio prestado no Parlamento Europeu.

Em representação do Patriarcado de Kyev, o Arcebispo Ilarion está a cumprir um programa de visita a Portugal e à comunidade imigrante ucaniana que decorre até domingo, passando por Braga, Porto e Lisboa.

No jantar de solidariedade que se realizará amanhã na Escola Profissional Amar Terra Verde, as receitas servirão para ajudar à compra de roupas e brinquedos para crianças órfãs por causa do conflito armado que ainda persiste no leste da Ucrânia.

A iniciativa é organizada pela EPATV (envolvendo igualmente um projeto Erasmus+) e pela UPE - Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, sediada m Braga e dirigida pelo padre ortodoxo Vasyl Bundzyak.

O Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano tem desenvolvido diversos projetos e programas para a integração dos ucranianos na vida social, económica em Portugal, abrangendo imigrantes e também portugueses das comunidades envolventes. A instituição tem igualmente desenvolvido ações e esforços para apoio aos cidadãos ucranianos que têm sido afetados pela guerra no leste da Ucrânia.

José Manuel Fernandes é deputado ao Parlamento Europeu, integra o grupo parlamentar do Partido Popular Europeu e foi eleito coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos. É ainda responsável no PE pela negociação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos ('Plano Juncker').