Eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, é oradora na 8ª Conferência Europeia acolhida pela Universidade de Harvard

Eurodeputada do PSD, Lídia Pereira, é oradora na 8ª Conferência Europeia acolhida pela Universidade de Harvard

O líder da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino, e a anterior Alta Representante da União Europeia, Federica Mogherini, também participam como oradores na “European Conference 2020”, na Universidade de Harvard

Lídia Pereira, eurodeputada do PSD, será oradora na “European Conference 2020”, acolhida pela Universidade de Harvard. A 8.ª edição desta conferência conta, também, com a participação do português António Vitorino, Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações, e de Federica Mogherini, anterior Alta Representante da União Europeia para a Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Lídia Pereira, que também é presidente da maior organização política de juventude à escala europeia, o YEPP, fará uma intervenção centrada no papel dos movimentos sociais e das organizações da sociedade civil na construção da política nacional e europeia e o aumento do discurso populista na Europa.

"o populismo é uma doença que tem corroído lentamente a democracia, precisamos de reinventar a participação dos cidadãos e ir além dos modelos tradicionais de governança”.

Com todo o progresso tecnológico vivenciado ao longo dos últimos anos para Lídia Pereira “não faz sentido um modelo de participação onde a contribuição do cidadão é essencialmente recebida apenas uma vez por ciclo eleitoral, através do voto” e acrescenta que “temos de avançar para ...... que seja mais aberto, incluindo e recetivo aos cidadãos e onde a contribuição do cidadão é procurada regularmente, incluindo a de populações ou grupos menos integrados socialmente."

A Conferência Europeia acolhida pela Universidade de Harvard é o maior evento sobre assuntos europeus promovido nos Estados Unidos da América, reunindo estudantes, académicos, empresários, decisores-políticos e líderes da sociedade civil.

Desde a sua primeira edição, em 2012, já contou com a presença de José Manuel Durão Barroso, então presidente da Comissão Europeia, François Hollande, anterior presidente francês e de Margrethe Vestager, atualmente vice-presidente da Comissão Europeia.

O painel onde intervirá a eurodeputada social-democrata terá lugar na Harvard Kennedy School, sábado, 7, das 14h45 às 16h00, hora de Lisboa e será dedicado à identidade europeia aos olhos dos cidadãos.