Crise de Refugiados: Carlos Coelho pergunta a Juncker porquê a lentidão na resposta

Crise de Refugiados: Carlos Coelho pergunta a Juncker porquê a lentidão na resposta

O Deputado Carlos Coelho dirigiu hoje uma pergunta prioritária ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, sobre os atrasos na reinstalação dos refugiados.

O Deputado recorda que "a Comissão propôs redistribuir 160.000 refugiados. Só em Outubro cerca de 218.000 pessoas entraram pela Grécia e, dos primeiros 40.000, apenas 116 refugiados foram recolocados até ao dia 3 de Novembro".

Carlos Coelho sublinhou que "desde o início ficou evidente que apenas com uma forte mobilização da sociedade civil poderíamos fazer face aos desafios que se colocam. Em Portugal a resposta foi imediata, com um exemplo paradigmático na Plataforma de Apoio aos Refugiados que agrega um conjunto de organizações disponíveis e com conhecimento na recepção de refugiados".

Dando voz muitas cartas e emails que tem recebido, o Deputado Social-Democrata diz: "várias organizações e também cidadãos solidários têm-me dirigido perguntas sobre a demora de operacionalização do mecanismo. Com uma vasta estrutura montada no terreno, cada vez mais frustrados e preocupados com as condições que os refugiados poderão ter de enfrentar no Inverno que se avizinha, apelam à importância de agir rapidamente".

Por tudo isto, Carlos Coelho pergunta a Juncker:

"1. A que se deve este atraso na implementação das Decisões do Conselho?

2. O que é necessário para assegurar a sua rápida implementação?

3. Durante este período, o que podem fazer Organizações Não Governamentais e também cidadãos voluntários?