Controlar os vistos gold como nunca foi feito

Controlar os vistos gold como nunca foi feito

O relatório de Carlos Coelho sobre a reforma do Sistema Europeu de Vistos (VIS) foi hoje aprovado com mais de 500 votos favoráveis pelo plenário do Parlamento Europeu.

O VIS é o sistema de informação europeu que garante o intercâmbio de informação sobre os vistos de entrada no espaço Schengen e permite a cooperação entre autoridades consulares, guardas de fronteiras e polícias da União Europeia. Mais informação aqui.

No final da votação Carlos Coelho recordou que atualmente o VIS só é utilizado para os chamados vistos de curta-duração “mas não são apenas turistas a entrar na UE. Em 2017, foram também um milhão de trabalhadores, 800.000 pessoas a juntarem-se às suas famílias, mais de meio milhão para estudar e muitos milhares para investir”.  O Deputado português sublinhou que “vamos controlar os vistos gold na europa como nunca feito até agora. Este é um passo significativo para uma Europa mais segura e transparente.

O social-democrata destacou que “qualquer nacional de país terceiro será sujeito a 15 controlos de segurança, contra 7 sistemas de informação da União Europeia, antes mesmo de chegar a solo europeu. Baixámos a idade de recolha de impressões digitais e alargámos o acesso às polícias. Desta forma, vamos ter melhor informação para combater o tráfico de crianças que nos chegam de fora da União, vamos ter mais informação para identificar vítimas de crime e também os seus autores”.

Pode assistir ao vídeo da apresentação do relatório, por Carlos Coelho, aqui.