Conselho Europeu: "Precisamos de decisões e não piruetas mediáticas"

Conselho Europeu: "Precisamos de decisões e não piruetas mediáticas"

Teve hoje lugar o debate preparatório do Conselho Europeu de amanhã, que se foca novamente na crise de refugiados.

Carlos Coelho começou por lembrar que "no último mês, ministros e Chefes de Governo reuniram no total sete vezes. Mas nem por isso os Estados Membros conseguiram fazer o necessário para responder à emergência humanitária, tendo tomado poucas medidas e fazendo-o tarde." Em concreto "refiro-me ao mecanismo de relocação - que ainda enfrenta resistências e problemas no terreno e claramente é pouco; refiro-me à dotação das agências europeias com mais meios humanos e operacionais - tão necessária à operacionalização de hotspots; refiro-me ao apoio financeiro para centros de acolhimento - que tardam a chegar".

O Social-democrata, espera por isso que "amanhã os Estados-Membros consigam dar um impulso político claro para a implementação destas medidas e outras medidas. E se consiga de facto fazer face à emergência humanitária". Para o Deputado, "não devemos ignorar o que está na raiz desta emergência. Já há muito está feito o diagnóstico e já há muito foram apresentadas soluções. Agora, é totalmente ilógico que o impulso político de amanha seja para o longo prazo, quando ainda não conseguimos resolver o presente".

Carlos Coelho concluiu que "basta de medidas em catadupa ou piruetas mediáticas para simular movimento. Precisamos de Agir!"