CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIAR QUER MAIS FUNDOS EUROPEUS PARA PME DO TURISMO

CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIAR QUER MAIS FUNDOS EUROPEUS PARA PME DO TURISMO

Hoje, na conferência de Alto-Nível “Turismo – Uma Indústria-Chave para Investir no Futuro da Europa”, em Innsbruck, Áustria, Cláudia Monteiro de Aguiar referiu que “As PME, direta e indiretamente ligadas ao Turismo, enfrentam desafios enormes no que respeita ao acesso a financiamento. Este apoio financeiro é fulcral para dar resposta à necessidade de formação em digitalização e em novas competências dos seus recursos humanos.

Segundo a Eurodeputada, “precisamos facilitar a vida às empresas no sentido de desburocratizar processos e procedimentos que as impedem de fazer uma aposta mais célere, por exemplo na internacionalização e na conquista de novos mercados. Os escassos recursos que algumas empresas têm não devem estar alocados tanto tempo em burocracia”.

“Estas empresas precisam ganhar escala para poder aceder ao Plano Juncker, por isso é importante que o sector encontre uma plataforma comum que garanta melhor acesso ao financiamento Europeu. O que não impede que façamos também o  nosso trabalho ao encontrar formas de apoiar estas empresas, à sua escala e, consoante as suas necessidades mais específicas”, referiu ainda na sua intervenção Cláudia Monteiro de Aguiar.

“Potenciar o crescimento do Turismo em conjunto com a Agricultura nos meios rurais permite a criação de emprego, fixar pessoas fora das grandes cidades e desenvolver as regiões sustentavelmente. O Agro-Turismo, aqui na Áustria tem sido um excelente exemplo disso e pode claramente ser replicado em vários países. Daí a necessidade de encontrarmos também uma plataforma onde sejam criados planos de ação a partir de boas práticas e de casos de sucesso.”

A Eurodeputada portuguesa ainda referiu que “a Europa fez uma aposta enorme em infraestruturas, apostou no “hardware”, agora precisamos acelerar a criação de novo “software” com novas funcionalidades de apoio ao setor do Turismo.

A Conferência de Alto-Nível no Tirol reúne em Innsbruck várias individualidades do setor para debater o investimento no Turismo. De entre os oradores, destacam-se a Comissária Europeia Elzbieta Bienkowska, Mircea-Titus Dobre, Ministro do Turismo da Roménia e Harald Mahrer, Ministro do Turismo da Áustria. A conferência foi seguida do Fórum do Investimento no Turismo.

Cláudia Monteiro de Aguiar participou no debate “Turismo – um motor para o desenvolvimento regional e investimento”, juntamente com o Ministro da Agricultura austríaco, Andrä Rupprechter, Wilhelm Molterer, Diretor Executivo do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos e Patrick Torrent, presidente da NECSTouR.