Cláudia Monteiro de Aguiar eleita Vice-presidente da Comissão das Pescas

Cláudia Monteiro de Aguiar foi hoje eleita Vice-Presidente da Comissão Parlamentar das Pescas do Parlamento Europeu, para o novo mandato 2019-2024.

A deputada social democrata garantiu o seu empenho “pela melhoria das condições dos pescadores e pela sustentabilidade da atividade e dos recursos.

Para a Vice-Presidente, os próximos cinco anos serão “de muito trabalho para garantir um bom equilíbrio entre as atividades tradicionais, como a pesca, e a valorização da economia azul, que com a possível saída do Reino Unido pode ser colocada em segundo plano. Devemos assumir um lugar cimeiro, enquanto Portugueses, com o mar como o grande ativo estratégico.”

A deputada madeirense definiu ainda para este mandado como prioridades a criação do centro europeu de combate à poluição marítima e a garantia dos apoios à renovação das frotas de pesca costeira e artesanal.

Ainda, segundo Cláudia Monteiro de Aguiar, “o setor das pescas necessita de se tornar mais tecnológico nos próximos anos, de forma sustentada, e essa transição nunca deverá recair sobre os já sobrecarregados pequenos pescadores.”

Nos próximos meses estará em destaque na Comissão das Pescas o Regulamento de Controlo de Pescas, considerado dos mais importantes do último mandato, cuja posição do Parlamento não chegou a ser fechada, além do próprio relatório sobre o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas que, aprovada a posição do Parlamento, carece de entendimento e aprovação pelo Conselho da União Europeia.