Carlos Coelho renitente face a experiências de energia nuclear

Carlos Coelho renitente face a experiências de energia nuclear

O Parlamento Europeu votou hoje, em Estrasburgo, 3 dos relatórios Brezina que têm como objectivo alargar o Programa-Quadro EURATOM para os anos 2012 e 2013 alinhando-os com as actuais perspectivas financeiras e o 7° Programa-Quadro, que terminam ambos em 2013.

 

Carlos Coelho declarou identificar-se "com os que têm fundadas dúvidas sobre a energia nuclear: sobre o seu custo, sobre o destino a dar aos seus resíduos radioactivos e sobre a segurança das suas instalações (quer devido a acidentes próprios, a atentados terroristas ou outros actos criminosos ou a acidentes naturais como os que ocorreram em Fukushima no Japão)".

 

O programa-quadro Euratom diz respeito a actividades de pesquisa em energia nuclear (fusão e fissão) e protecção contra radiações.

 

Carlos Coelho afirmou reconhecer "que algumas das linhas de investigação podem até ser positivas por incidirem sobre o reforço da segurança e a protecção das populações mas outras destinam-se claramente a prosseguir os esforços de uma indústria que se encontra em diversos Estados Europeus em phasing-out".

 

Por ter uma posição ambivalente face aos relatórios hoje aprovados, Carlos Coelho absteve-se no voto final deste pacote.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho