Carlos Coelho recebe Academia de Líderes Ubuntu no Parlamento Europeu

Carlos Coelho recebe Academia de Líderes Ubuntu no Parlamento Europeu

Carlos Coelho recebeu, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o grupo de participantes e convidados da Academia de Líderes Ubuntu, um projecto promovido pelo Instituto Padre António Vieira e que resultou da iniciativa de Rui Marques. Esta Academia de Líderes, que vai na sua 6.ª edição, é um “projeto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem, com o objetivo de desenvolverem as suas capacidades pessoais, de modo a melhor poderem vir a intervir nesses contextos, desenvolvendo ou integrando projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço da comunidade”.

O Eurodeputado declarou, à margem da conferência promovida no Parlamento Europeu pela Academia de Líderes, que “apoiar a Academia de Líderes Ubuntu foi um imperativo de consciência, porque estou convencido que a capacitação destes jovens é uma missão pelo futuro de Portugal e da União Europeia. O próprio conceito «Ubuntu» representa aquilo que deve fazer parte da identidade do nosso país e da Europa: acolhimento, respeito, entreajuda, partilha, comunidade, cuidado, confiança e generosidade. E o tema escolhido para esta edição não podia ser mais importante ou actual: uma liderança baseada em construir pontes. Foi uma honra poder abrir os trabalhos da conferência da Academia de Líderes e transmitir a estes jovens a ideia de que são agentes da mudança que queremos ver na Europa de hoje, quando enfrentamos tantos desafios complexos. A abertura ao mundo, na era da globalização digital e comercial, é uma inevitabilidade, mas esse processo tem de ser assente em valores universais que têm de ser preservados e defendidos pelos líderes de amanhã. Pela amostra que este grupo representa, creio que estamos no bom caminho para a formação desses líderes.  No mundo em que vivemos é mais importante construir pontes do que erguer muros”.

Carlos Coelho foi o anfitrião desta iniciativa com Carlos Zorrinho, Chefe da Delegação do Partido Socialista no Parlamento Europeu. O programa da visita da Academia de Líderes compreendeu uma sessão de debate com os dois eurodeputados, um almoço de trabalho com os participantes e uma conferência de dois dias sobre os valores «Ubuntu» e as suas manifestações em áreas como a Educação para a Cidadania e o acolhimento de refugiados, por exemplo.