Carlos Coelho preocupado com os efeitos dos microplásticos na vida marinha

Carlos Coelho preocupado com os efeitos dos microplásticos na vida marinha

Carlos Coelho assinou hoje em Bruxelas, na sequência de um apelo da Liga para a Protecção da Natureza, e em conjunto com outros Deputados de vários grupos políticos, uma Declaração Parlamentar Escrita sobre " a redução da poluição por microplásticos".

Os microplásticos têm origem em diferentes fontes, incluindo o retalhamento de materiais de plástico de maior dimensão, a trituração de têxteis sintéticos e a utilização de microesferas de plástico nos produtos de higiene pessoal. Devido à sua dimensão reduzida entram nos sistemas de tratamento de águas residuais e são descarregados para os oceanos representando um risco para a vida marinha.

Os eurodeputados solicitam que os plásticos de utilização única que não podem ser reciclados, como as microesferas de plástico, sejam gradualmente retirados do mercado ou proibidos de imediato instando a Comissão Europeia a abordar a questão das microesferas de plástico nos produtos de higiene pessoal, de acordo com o papel da UE em matéria de protecção do ambiente.

Uma Declaração Parlamentar Escrita é um mecanismo que permite, mesmo na ausência de um debate, que mais de metade dos Deputados mandatem o Presidente do Parlamento a exprimir em nome deste, as preocupações que constam no seu texto, não vinculando todavia o Parlamento.