Carlos Coelho: "Não há Democracia sem Liberdade de Imprensa"

Carlos Coelho: "Não há Democracia sem Liberdade de Imprensa"

Carlos Coelho interveio hoje na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas, no debate sobre “risco de abuso político dos meios de comunicação social na República Checa”. O Deputado ao Parlamento Europeu tomou a palavra depois da declaração da Comissão Europeia, que se fez representar pela Comissária Cecilia Malmström (Comércio), sobre a matéria da ordem do dia.

A liberdade de imprensa é um pilar do Estado de Direito e é um direito fundamental. Consagrámo-lo na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. E fizemo-lo porque uma verdadeira democracia necessita de cidadãos informados, que possam escrutinar os seus representantes. Ora, sem liberdade de imprensa isso não é possível” declarou Carlos Coelho.

Sobre as ameaças à liberdade de imprensa no Mundo, o social-democrata recordou o fenómeno das fake news, da perseguição a órgãos de comunicação social e de concentração da propriedade de jornais e televisões numa só pessoa. Sobre as fake news afirmou que “ganharam uma dimensão preocupante e contaminam hoje grande parte do espaço público. Com consequências de longuíssimo alcance e motivações muitas vezes de natureza geoestratégica, as fake news são hoje um vírus que contamina a liberdade de imprensa”. Acerca das perseguições a órgãos de comunicação social sublinhou que “as medidas que têm vindo a ser aprovadas pelo governo de Erdogan na Turquia, de Maduro na Venezuela ou de Putin na Rússia e de todos os países que perseguem jornalistas e encerram jornais, rádios, televisões e espaços de debate público online. Muitos jornalistas pagam o preço da liberdade e alguns até o da própria vida”. Finalmente, sobre a concentração de propriedade de órgãos de comunicação social “precisamente o que se está a passar na República Checa” concluiu salientando: “Parece-me evidente que instrumentalizar meios de comunicação para ganhos políticos coloca em risco a liberdade de imprensa”.

O Deputado terminou a sua intervenção em plenário recordando que “o essencial aqui, hoje, é reafirmar que a liberdade de imprensa está inscrita no nosso ADN político, que é pedra angular das nossas democracias e direito fundamental dos cidadãos europeus. E sobretudo quando está a ser ameaçada, é nosso dever defendê-la. E não há Babis na República Checa, Erdogan, Maduro, Putin ou fake news que nos desviem deste desígnio”.

Paulo Rangel
Lídia Pereira
José Manuel Fernandes
Maria Graça Carvalho
Cláudia Monteiro de Aguiar
Carlos Coelho